Geral

Brasil conquista cinco medalhas em Olimpíada de Matemática na África

Brasil conquista cinco medalhas em Olimpíada de Matemática na África Integrantes da equipe da Olimpíada Internacional de Matemática que foram premiados na África do Sul (Foto: Divulgação)

Foram três de prata e duas de bronze. 

Olimpíada é a competição científica mais importante do mundo.

O Brasil conquistou cinco medalhas (três de prata e duas de bronze) na 55ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, da sigla em inglês) realizada na África do Sul. No ranking geral, o país ficou na 34ª posição com 122 pontos. A equipe da China teve a melhor colocação com 201 pontos, seguida pelos Estados Unidos com 193 e Taiwan com 192.

Este ano o evento, disputado pela primeira vez no continente africano, registrou um recorde de participantes com 109 países inscritos, incluindo três países observadores. Ao todo, foram 582 estudantes, 205 líderes e vice-líderes de delegação e 132 observadores.

Murilo Corato Zanarella, 16 anos, Rodrigo Sanches Ângelo, 18 anos, de São Paulo e Daniel Lima Braga, 16 anos, do Ceará, tiveram o melhor desempenho da equipe brasileira garantindo as medalhas de prata, enquanto Victor Oliveira Reis, 17 anos, de Pernambuco e Alexandre Perozim de Faveri, 17 anos, de São Paulo, voltaram ao país com as medalhas de bronze. Alessandro de Oliveira Pacanowski, 18 anos, do Rio de Janeiro, recebeu uma menção honrosa.

As provas ocorreram na manhã dos dias 8 e 9 de julho, na University of Cape Town. Nessas datas, os estudantes tiveram 4h30, em cada dia, para resolver três problemas de matemática, inéditos, com valor de sete pontos cada, que somados dão a pontuação final para a obtenção de medalhas. Os problemas da prova, resolvidos individualmente, foram selecionados a partir de diferentes áreas da matemática do ensino médio como álgebra, combinatória, geometria e teoria dos números.

A Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) é a mais importante e tradicional olimpíada científica do mundo. Realizada desde 1959 durante o mês de julho, cada ano em um país, a competição envolve a participação de jovens estudantes com até 19 anos.

G1

Outras Notícias