Geral

Bom Retiro constrói sala de ordenha modelo

Bom Retiro constrói sala de ordenha modelo Divulgação

Os produtores de Bom Retiro construíram uma unidade de referência em ordenha de leite. Este espaço atende normas que a diferenciam de unidades comuns. A equipe do escritório municipal da Epagri de Bom Retiro, após consultas a agricultores, e considerando a densidade econômica da cadeia produtiva do leite com aproximados 30 mil diários, propôs como Unidade de Referencia Tecnológica (UTR) do Programa de Pecuária, a instalação de uma sala de ordenha.

Esta UTR fundamenta-se na necessidade de proporcionar informações aos agricultores familiares que ainda exploram a atividade leiteira em locais como chão batido, piso em nível, ordenha das vacas feita manualmente e a céu aberto. Uma realidade que afeta diretamente a qualidade de vida da família, da sucessão familiar e do leite.

Os agricultores continuam investindo em capacitações. Porém, em certas ocasiões, são levados a visitar salas de ordenhas de grandes produtores, o que os desmotiva a investir na sua própria unidade devido à discrepância entre as realidade.

Instalação

O engenheiro agrônomo José Kauling, extensionista rural da Epagri, diz que se tornou salutar a instalação de uma sala de ordenha como local de visitação, troca de experiências, estudos, e que possa refletir a praticidade do trabalho, o bem estar e qualidade de vida do trabalhador.

A unidade foi construída na propriedade de João Bosco e Evandina Prestes, na comunidade de Campo Novo do Sul. Segundo Kauling, além das melhorias que foram instaladas nessa propriedade, a Epagri, por meio do programa de Gestão Social do Ambiente, orientará a instalação dos coletores de água da chuva e a finalização da bioestesqueira. Com esses procedimentos, a propriedade de João Bosco e Evandina Prestes se tornará referência na produção leite de qualidade, melhoria da autoestima da família rural e em sustentabilidade econômica e ambiental, afirma.

A Cresol fez a doação e instalação de painéis captadores de energia solar para aquecimento da água e outros parceiros também fizeram parte fundamental desta obra, como programa SC Rural, Prefeitura de Bom Retiro, Cooperurubici e Madeireira Pickler.

Correio Lageano

Outras Notícias