Geral

Bebê nasce em casa com ajuda de funcionários de posto de saúde em Rio do Sul

Parto feito às pressas ocorreu na manhã desta terça-feira (03) no bairro Barra do Trombudo; mãe e criança passam bem.

Bebê nasce em casa com ajuda de funcionários de posto de saúde em Rio do Sul Foto: Posto de Saúde Barra do Trombudo / Divulgação

Uma mulher de 33 anos ganhou o bebê em casa na manhã desta terça-feira (03) em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. O parto foi feito às pressas por funcionários do posto de saúde Barra do Trombudo, que fica ao lado da residência da gestante.

Era por volta das 11h30 quando um amigo de Erla Jean, natural do Haiti, chegou no posto e pediu ajuda para a colega que estava dando à luz. Imediatamente a coordenadora da unidade, Shana Maria Pavarin, duas técnicas de enfermagem e a auxiliar de serviços gerais entraram em ação.

Juntaram lençóis, bacia e pinças e foram para a casa da grávida. Lá encontraram a mulher em trabalho de parto. Do momento do chamado até o menino vir ao mundo não levou 10 minutos, conta Shana. A grávida fazia o pré-natal no posto, mas o bebê não era esperado para essa terça-feira.

O Corpo de Bombeiros de Rio do Sul também foi chamado e quando chegou à casa encontrou a mãe sentada no chão do quarto com o filho no colo. Os socorristas fizeram o clampeamento do cordão umbilical, limparam as narinas do recém-nascido e levaram mãe e filho ao hospital.

“Um parto em casa é diferente, não tem todos os recursos. Minha preocupação é porque tinha de aspirar a criança. Então pedi às meninas para auxiliarem. A gente colocou o bebê de ladinho para não ir secreção na boca dele. Aí os bombeiros chegaram. Parece que foi tudo coisa de Deus. A gente fez com o que tinha e deu tudo certo. Ficamos muito felizes”, diz Shana.

Segundo a assessoria de imprensa do Hospital Regional do Alto Vale, os dois passam bem. O menino nasceu pensando 2,9 quilos. Mãe e filho devem ter alta médica na quinta-feira (5).

 

REDAÇÃO ND, BLUMENAU

ND+

Outras Notícias