Geral

Barragem de José Boiteux é liberada após reunião com comunidade indígena

Barragem de José Boiteux é liberada após reunião com comunidade indígena Foto: Lucas Correia / Agencia RBS

Autoridades e lideranças políticas seu reuniram com índios na localidade próximo à barragem de José Boiteux. O grupo, que conta com a presença do prefeito de José Boiteux, Jonas Pudewell; o secretário da ADR de Rio do Sul, Ítalo Goral, e o deputado Jean Kuhlmann, chegou à região por volta das 13h na barragem e liberação de acesso à barragem aconteceu por volta das 15h30min.

Eles ouviram as reivindicações da comunidade, entre elas o cumprimento de um acordo feito em 1º de outubro de 2015, que entre diversos itens prevê: a construção de 35 casas (das quais 28 foram construídas e que não têm ligação de esgoto, água ou rede elétrica); a construção de uma ponte próximo à barragem para facilitar a passagem dos índios quando o rio Itajaí-Açu se eleva, e principalmente a apresentação de um estudo de impacto sócio-ambiental da barragem.

Aproximadamente 50 pessoas da comunidade indígena conversaram entre si sobre a proposta da comitiva, de acessar a barragem durante esta sexta-feira para fazer uma averiguação na unidade, e não para operá-la. Os índios, entretanto, questionam o fato de que as autoridades só vão ao local quando o Vale do Itajaí é posto em perigo, e não necessariamente a região onde vivem.

– Enquanto não for feito o estudo de impacto, nós vamos manter esse diálogo firme com o Estado. Há perde para a cultura indígena e não adianta vir aqui dizer que vai construir isso ou aquilo, não vamos arredar o pé – disse uma das lideranças indígenas durante o encontro com a comitiva.

Por Diário Catarinense 

Outras Notícias