Geral

Barragem de Ituporanga opera com todas as comportas abertas; nesta segunda (17), equipe da Defesa Civil de SC vistoriou as barragens Sul e Oeste

Barragem de Ituporanga opera com todas as comportas abertas; nesta segunda (17), equipe da Defesa Civil de SC vistoriou as barragens Sul e Oeste Foto: Franciel Imagens Aéreas


O secretário chefe da Defesa Civil de SC, David Busarello, acompanhado do coordenador de Monitoramento e Alerta, Frederico Rudorff,  e do diretor de Gestão de Riscos, Leonel Delmiro Fernandes, vistoriaram as barragens de Taió e Ituporanga, na tarde desta segunda (17). 

O secretário repetiu o que vem sendo divulgado pela Defesa Civil em comunicados, reafirmando que as manobras foram realizadas respeitando o Plano de Operação de Barragens, elaborado através de estudos por técnicos da área. Ele também enfatizou que a Defesa Civil do estado está atuando em conjunto com as prefeituras, de forma a causar o menor dano possível a todos.  

 

Situação das Barragens 

Taió

Em Taió, onde a capacidade da barragem é de 23 metros, às 20h a leitura apontava o nível em 24.06m, com 109,24% de ocupação. Em 9h - das 11h até 20h - o nível da barragem de Taió, diminuiu apenas 2cm. 

 

Ituporanga 

Na leitura das 20h, a barragem de Ituporanga havia diminuído 7 centímetros e deixou de verter, sendo que estava com 31 metros. Na leitura anterior, às 17h, a barragem vertia ainda 7 centímetros.

Todas as 5 comportas estão abertas, sendo que uma foi aberta no sábado à noite e quatro durante esta segunda (17).

 

Nível do rio em Rio do Sul
Com a abertura, o nível do rio em Rio do Sul, que chegou a registrar leve declínio durante o dia, voltou a subir. Na leitura das 17h o nível estava em 5.58m passando para 5.74m às 20h.    

 

Com informações da Defesa Civil SC

Outras Notícias