Geral

Barragem de Ituporanga, no Alto Vale, fica totalmente cheia e começa a verter

Barragem de Ituporanga, no Alto Vale, fica totalmente cheia e começa a verter Foto: Tahuana Weber / Defesa Civil SC / Defesa Civil SC

O elevado volume de chuva registrado em Santa Catarina causa efeitos em diferentes regiões do Estado. No início da manhã desta segunda-feira, a barragem de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí,começou a verter. Às 7h, a estrutura estava totalmente cheia e com 1,33m centímetros de água vertendo. Isso significa que a partir de agora toda a quantidade acima da barreira vai passar sem contenção.

A Defesa Civil vai avaliar nas próximas horas se abre parte das cinco comportas para dar vazão à água acumulada. Em Taió, a barragem está com o reservatório 57% cheio e as sete comportas fechadas. A terceira barragem do Vale, em José Boiteux, está com 10% da sua capacidade ocupada e as duas comportas abertas.

Com a grande quantidade de chuva, a Defesa Civil de Ituporanga cancelou as aulas na rede pública municipal e estadual de educação. Vão funcionar apenas as creches de período integral em regime de plantão. A SC-350, que liga Rio do Sul a Aurora está totalmente interditada por conta da água na pista.

Os efeitos da chuva no Alto Vale também cancelaram as aulas nas redes pública e particular na maior cidade do Alto Vale. Rio do Sul monitora os rios na região e elevou a cota de inundação para 12 metros no começo da manhã desta segunda-feira, ou seja, pessoas que moram em cotas abaixo desse número precisam deixar suas residências. O rio Itajaí-Açu chegou a 9,36 metros às 6h.

Diário Catarinense 

Outras Notícias