Geral

Aurora realiza campanha de preservação do Rio Itajaí do Sul

O município programou para o dia 23 de setembro uma grande ação para limpeza do rio.

Aurora realiza campanha de preservação do Rio Itajaí do Sul Foto: Reprodução / DAV

 

Foi realizada na manhã desta terça-feira (29), em Aurora, uma reunião convocada pelo prefeito em exercício, Alexsandro Kohl (Xandão), que tem como objetivo implementar no município o Projeto Aurora em Ação – Pelo Rio Itajaí-Açú. Estiveram presentes representantes da secretaria Municipal de Educação, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Ambiental, Epagri, Consórcio Salto Pilão, AABRI, Associação de Pescadores de Aurora (Açude 5A) e Ecotrat.

O município programou para o dia 23 de setembro uma grande ação para limpeza do rio, coleta de lixo e plantio de árvores para recuperação das margens. “Contamos com o apoio da Apremavi, que nos cederá parte das mudas, e também de técnicos da Fatma, que nos darão orientações para o plantio”, explica. Caso chova, o evento será transferido para o sábado posterior.

O trabalho será realizado no trecho do rio Itajaí do Sul que compreende todo o perímetro do município de Aurora. “Nosso município está dando sua contribuição para a preservação do rio. Acho importante que outros municípios que nos rodeiam deem continuidade a esse importante trabalho”, conta. Durante o evento serão distribuídos camisetas e folders de orientação sobre a preservação do meio ambiente.

A ação faz parte de um projeto realizado em parceria com o Consórcio Salto Pilão, chamado o Rio Itajaí-Açú Pede Ajuda, que realiza estas atividades com objetivo de preservar o rio e diminuir o número de resíduos que são levados até a estrutura da usina de geração de energia, que ocupa áreas dos municípios de Apiúna, Ibirama e Lontras. “Antes de esse trabalho de conscientização ser iniciado, cerca de 100 toneladas de dejetos eram retirados da região da usina. Hoje, esse número caiu para 40 toneladas. Queremos contribuir ainda mais para redução desses índices, nós vamos fazer nossa parte”, comemora Xandão.

Todo material que for retirado do rio e de suas margens passará por uma triagem. Os materiais recicláveis serão encaminhados para cooperativas e outros rejeitos serão levados para um aterro sanitário. Embalagens de agrotóxicos que porventura possam ser encontradas também terão a destinação correta.

Aurora mais Florida

Outra proposta idealizada pelo poder Executivo, em parceria com a comunidade, é a Aurora mais Florida, onde mudas de flores cedidas pela Floricultura Manacá serão plantadas em pontos estratégicos e também na região central da cidade. “Também vamos colocar nos principais pontos de Aurora lixeiras que serão doadas pela Ecotrat. Para isso contamos com a sensibilidade da nossa população para manter nossa cidade limpa e cada vez mais linda”, finaliza.

 

Por Rafael José Beling

Diário do Alto Vale 

Outras Notícias