Geral

Aumento de cães soltos nas ruas em Ituporanga preocupa vereador

Aumento de cães soltos nas ruas em Ituporanga preocupa vereador Imagem Ilustrativa (Reprodução Internet)

 

Assunto foi levantado pelo vereador Jaime Sens (PSDB) durante a sessão na Câmara de Vereadores do último dia (02). Ele disse estar preocupado com o aumento da população  desses animais, que chegam a causar acidentes de trânsito.

Durante o uso da palavra livre o vereador Jaime Sens (PSDB) trouxe mais uma vez a reclamação quanto a quantidade de cães que se encontram soltos nas ruas da cidade e do interior. Segundo ele, esse número vem crescendo assustadoramente e pediu uma solução, afirmando que em alguns casos os animais chegam a atrapalhar o trânsito e até mesmo a provocar acidentes.

O vereador lembrou que na semana passada ouve o caso de um motociclista que se envolveu em um acidente com um cachorro no interior do município e acabou quebrando a perna. "Essa semana ouvi que mais uma moça na comunidade das Três Barras também se envolveu em um acidente por causa de um cachorro. Aqui nas ruas do centro é muito comum vermos vários cachorros perambulando sem dono, sem nenhum responsável. Até mesmo os Correios em alguns lugares não está mais fazendo a entrega de correspondências por causa disso, precisamos achar uma solução o quanto antes”, disse.

Jaime Sens comentou ainda o projeto de autoria do vereador Marcelo Machado (PP) para a chipagem dos animais. “É um projeto bacana e estamos esperando que a administração estude a viabilidade de coloca-lo em prática, com certeza terá o apoio de todos os vereadores”, garantiu.

O vereador Marcelo Machado aproveitou a oportunidade e explicou que o projeto, que já está pronto, só pode ser aprovado se vier de iniciativa do Executivo. “O projeto já foi apresentado ano passado por mim nessa casa e tem por objetivo controlar a natalidade desses  animais por meio da chipagem, mas ele só pode ser aprovado se for encaminhado a câmara pelo Executivo. Peço ao líder do governo, vereador José Eudes Damann, que auxilie para que o prefeito de andamento nesse projeto que é muito importante", concluiu.

O vereador Diogo Gastaldi (MDB) destacou que o problema com cachorros soltos no município já virou problema de saúde pública. “Quero dizer para contribuir, que ano passado foram realizados dois ou três mutirões de castração e esse ano não vi mobilização. Talvez fazer mais desses eventos com os três veterinários da Prefeitura, até que o projeto do vereador Marcelo pudesse ser colocado em prática”, sugeriu.

 

Por Assessoria de Comunicação

Câmara de Vereadores

Outras Notícias