Geral

Atalanta é citada como exemplo no Cadastro Ambiental Rural

Atalanta é citada como exemplo no Cadastro Ambiental Rural Imagem Ilustrativa (Foto: Divulgação / Reprodução Internet)

O município de Atalanta foi citado como exemplo no Cadastro Ambiental Rural a nível nacional, sendo uma referência ao mostrar os pontos positivos e as obrigações legais do CAR aos agricultores. O município de 3.296 habitantes, e essencialmente agrícola, já tem aproximadamente 85% do CAR realizado e se estima que, até novembro, 100% das propriedades estarão cadastradas.

O Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) deu destaque ao assunto em sua página na internet, relatando que para conscientizar a população local sobre o novo instrumento da legislação florestal, a Prefeitura realizou audiências públicas para explicar as novas exigências do Código Florestal aos agricultores. Aconteceram três audiências públicas, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi) e o Banco do Brasil.

Conforme o próprio IDS na região Sul do país, apenas 19,87% das áreas foram cadastradas, sendo Atalanta o município referência pelo trabalho que vem sendo desenvolvido. O site relatou que a Prefeitura de Atalanta designou dois técnicos para auxiliar, de forma gratuita, a realização do cadastro pelos agricultores em horários pré-agendados. Cerca de 70% a 80% dos agricultores do município participaram das audiências públicas, afirmou o prefeito, Tarcísio Polastri, em entrevista ao IDS realizada em junho de 2015.

Para ter acesso a matéria completa do IDS acesse o link abaixo e fique por dentro de como está a situação do CAR a nível nacional, e como o nosso município de Atalanta é destaque: http://www.idsbrasil.net/pages/viewpage.action?pageId=34275410

Diário do Alto Vale/Sintonia 

 

Outras Notícias