Geral

Após estragos com temporal que deixou cerca de 100 casas destelhadas, prefeito de Lontras diz que radar não alertou população

Após estragos com temporal que deixou cerca de 100 casas destelhadas, prefeito de Lontras diz que radar não alertou população Radar fica no topo de um morro de Lontras (Foto: Gilmar de Souza / Agencia RBS)

 

Após vários dias seguidos de temporais, que trouxeram prejuízos para muitos municípios do Alto Vale, a chuva com vento forte de quinta-feira (17), atingiu principalmente a cidade de Lontras que teve uma ponte comprometida e cerca de 100 casas destelhadas. Diante dos estragos, o prefeito Marcionei Hillesheim, afirmou que o Radar Meteorológico instalado na cidade, não emitiu qualquer alerta.

“Sempre dizem que está funcionando, mas nunca vimos nada, nunca recebemos nenhum aviso. Nunca ajudou em nada”, questionou.

Na opinião dele, o radar que custou mais de R$ 10 milhões, não vem trazendo o retorno esperado e Lontras seria melhor atendida na área de Defesa Civil, se o dinheiro tivesse sido aplicado em outras obras, como por exemplo, a dragagem do rio. “A dragagem e limpeza do rio para nós adiantaria muito mais”, disse.

A Defesa Civil do Estado esteve no município nesta sexta-feira (18) para fazer um levantamento dos estragos, e o prefeito revelou que os servidores do órgão contaram que não havia previsão do fenômeno que aconteceu. “Eles acham que pode ter sido uma micro explosão e agora vão avaliar. Nos falaram que se a gente decretasse Situação de Emergência Nível um, eles poderiam estar ajudando com eternite e com kit de assistência comunitária que seriam colchões e travesseiros, mas aqui, a maioria das casas são com telha e não adiantaria, então vamos ajudar essas famílias através da Assistência Social mesmo.”

O temporal atingiu somente as localidades de Riachuelo e Vila Jacobsen, mas deixou um verdadeiro rastro de destruição. O levantamento ainda está sendo feito, mas a prefeitura acredita que mais de 100 casas tenham sido destelhadas. Na cidade estruturas públicas como o centro de eventos, a Secretaria de Obras e até um CEI foram destelhados, mas a situação mais grave, de acordo com o prefeito, foi uma ponte pênsil que havia sido comprometida, mas nesta sexta-feira (18), foi consertada. “Essa ponte liga dois bairros e a população ocupava muito. Sem ela o outro trajeto era só via BR-470 e fica uns 10 quilômetros mais longe, então, arrumamos ela com recursos próprios”, disse o prefeito.

População contabiliza estragos

Como muitos telhados foram arrancados, grande parte das residências ficaram e moradores perderam inclusive móveis e eletrodomésticos. A conselheira tutelar, Juliana Silva Kuhn, conta que na casa dela a situação é complicada e o conserto vai levar vários dias. “Arrancou até as madeiras do telhado, parecia um tufão. Na minha cunhada que estava em casa com a bebê recém nascida, só deu tempo de tirar a menina de 15 dias do berço que o telhado caiu. O berço onde ela estava quebrou todo com os tijolos, poderia ter acontecido uma fatalidade.”

A diarista Marilze dos Santos, também teve o telhado da casa comprometido e lamentou a situação na localidade de Riachuelo. “É muito triste. Aqui em casa molhou cama, móveis, sujou tudo e é de desanimar. Mas o mais difícil é olhar para um vizinho e outro e ver tanta destruição. Tem pessoas que perderam tudo.”

O que diz a Defesa Civil?

O radar foi construído com a alegação de que seria uma ferramenta essencial para a previsão de curtíssimo prazo, até três horas, e emissão de avisos e alertas. Na época a Defesa Civil ressaltava que aliado com estações meteorológicas de superfície, sensores de detecção de raios, sondagens atmosféricas, modelos de previsão numérica do tempo e imagens de satélite, haveria um ganho significativo na detecção e principalmente na antecipação de tempestades e isso iria possibilitar a mobilização de equipes para atendimento e a emissão de alertas e avisos a população, reduzindo os riscos e os danos.

Por telefone, o secretário da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, afirmou que o radar de Lontras está funcionando normalmente e disse que a Defesa Civil emitiu os alertas de tempestade via SMS, mas não soube dizer com qual antecedência. Ele comentou ainda que na cidade os danos foram considerados pequenos. E o fenômeno será avaliado. “Não podemos dizer se houve realmente uma micro explosão, então os nosso meteorologistas vão avaliar para termos essa definição”, contou.

Questionado sobre a possível ajuda ao município, ele comentou que a Defesa Civil de Santa Catarina distribui primeiramente lonas e que tem telhas para disponibilizar, mas que isso só acontece quando a situação é de maior gravidade. “O Sistema Nacional de Defesa Civil prevê que primeiro o município atua e se ele não tiver condição de resolver a situação, o Estado complementa e depois se foi mais necessário ainda a União. Lá provavelmente não vai ser decretado Situação de Emergência, porque uma série de critérios não foram atingidos”, completou.

 

Por Helena Marquardt

Diário do Alto Vale

Outras Notícias