Geral

Apae de Alfredo Wagner realiza seminário para discutir formas de prevenção das deficiências

Apae de Alfredo Wagner realiza seminário para discutir formas de prevenção das deficiências Fotos: Prefeitura Municipal de Alfredo Wagner Facebook

 

A Apae de Alfredo Wagner realizou na sexta-feira, 9 de agosto, o 1° Seminário de Prevenção das Deficiências, onde discutiram sobre os cuidados e a importância desse ato. O evento contou com palestras e roda de conversas.

A fonoaudióloga Kariane E. Souza e psicóloga Fernanda Costa falaram sobre a prevenção Primária, Secundária e Terciária, e que essa prevenção da deficiência vem antes mesmo da gravidez, em que os hábitos alimentares podem influenciar na gestação, assim como fatores genéticos e ambientais como doenças causadas por vírus, bactéria, doenças endócrinas, por protozoários ou até intoxicações pré-natais, em que a grávida faz uso de drogas, álcool, fumo ou medicamentos não indicados. As palestrantes também explicaram que para prevenir, é sempre bom manter uma boa higiene, cuidado com hábitos alimentares e usar preservativos. Depois que o bebê nascer, é importante prestar atenção no desenvolvimento da criança com o passar dos meses e realizar os testes pedidos pelos médicos, como o teste do pézinho, por exemplo.

Pâmela Deucher, assistente social, e Sérgio Silvestri, psicólogo, também palestraram no evento. Falaram sobre os deveres, direitos e benefícios que as famílias possuem através de uma pessoa com deficiência, como uma renda extra.

No final do evento, Marcos Petry falou sobre o “Autismo e os Gatilhos de Superação”. Marcos é autor e proprietário do canal “Diário de um Autista” no YouTube, que conta mais de 100 mil de inscritos. Possui dois livros publicados e dá palestras falando sobre suas experiências e vivências como um homem autista. A mãe de Marcos, dona Arlete Petry, falou sobre os desafios enfrentados no diagnóstico de Marcos e também como puderam ajudar o filho. “Tivemos que fazer uma reorganização neurológica, praticando uma estimulação precoce no Marcos, com o olfato, tato, visão, competência manual, mobilidade e linguagem verbal” conta.

 

Prefeitura de Alfredo Wagner

Outras Notícias