Geral

Aos 105 anos falece no Hospital Bom Jesus Irmã Maura

Aos 105 anos falece no Hospital Bom Jesus Irmã Maura Aos 105 anos falece no Hospital Bom Jesus Irmã Maura (Foto: Divulgação)

A freira era a mais idosa da congregação das Irmãs Franciscanas de São José

Menos de um mês após completar 105 anos, é com muita tristeza que o Hospital Bom Jesus e a Congregação das Irmãs Franciscanas de São José comunicam o falecimento da Irmã Maria Schuch, mais conhecida como Irmã Maura.

O falecimento ocorreu na manhã desta quinta-feira, 12, na Ala São José do Hospital Bom Jesus onde recebia todos os cuidados necessários.

O corpo de Irmã Maura será velado até as 14h, desta quarta-feira, 12, na capela do HBJ e depois será transladado até a cidade de Angelina, onde nesta quinta-feira, 13, haverá missa de despedida na Capela do Convento das Irmãs Franciscanas, às 14h e depois sepultamento no cemitério da Congregação.

Filha de Maria Schappo Schuch e Antônio Schuch, nasceu em 23 de julho de 1910 em Angelina. Desde cedo aprendeu a lidar com as dificuldades da vida. Aos cinco anos teve que superar a morte de seu pai. Tendo estudado em Florianópolis em sua juventude, a decisão de se tornar religiosa veio em 1930, quando voltou para Angelina.

Logo em 1933 fez sua primeira profissão (antes disso se destacou nos serviços de costura quando postulante e noviça). Foi transferida no mesmo ano para Vargem do Cedro onde passou a lecionar em uma escola.

Em 1948 passou por mais uma mudança, passou a morar em Armazém. Nos anos seguintes lecionou em inúmeras escolas de vários municípios como Tubarão, Angelina, Castro (PR) e Vargem do Cedro. Sempre lecionava em dois turnos e, alem de ter sido membro da direção de algumas escolas, chegou a dar aulas noturnas para adultos.

Em 1960, ano de sua aposentadoria, veio para Ituporanga onde deu doutrina e ajudava na direção de uma escola.  Em 1963 foi para Florianópolis substituir uma irmã hospitalizada em suas funções em um educandário. A passagem pela capital do Estado foi passageira, já que no mesmo ano foi para Corupá e ainda para Armazém (sua terceira passagem pelo município).

Em 1964, o destino a enviou para fora de Santa Catarina. Transferida para São Paulo ministrou catequese em Vila Prudente. Logo depois retornou para o Estado catarinense e também exerceu funções relacionadas a catequese em Brusque e Presidente Getúlio. Em 1969 voltou para Ituporanga para trabalhar na Paróquia Santo Estevão. Na Paróquia se dedicou a catequese e em atividades na sacristia onde desenvolveu funções até 1990.

Já com 80 anos, Irmã Maura se desligou da Paróquia e passou a desenvolver algumas ações no Hospital Bom Jesus. Na unidade hospitalar trabalhou por algum no almoxarifado, fazendo o controle de entrada e saída de estoque de mercadorias. Depois com problemas na visão, se desligou da função e passou a se dedicar a Capela e aos cuidados com as flores que embelezavam os HBJ. Pelas informações ela tinha muita sorte com o cultivo de orquídea ela mantinha um orquidário.

Irmã Maura era a irmã mais idosa da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José. Com dificuldades para caminhar, nos últimos meses de vida passava a maior parte do tempo deitada. A idade avançada, também há deixava com dificuldades para abrir os olhos e se alimentar sozinha. Porém, mesmo aos 105 anos ela não sofria com nenhuma enfermidade grave e conservava sua memória intacta, com muita lucidez.

 “É com muito pesar que nos despedimos hoje da Irmã Maura. Tivemos a felicidade de conviver com ela por  todos esses anos. Com toda sua dedicação ela sempre mostrou sua eficiência e seu carisma em todas as funções que exerceu. Sempre com humildade, representando as Irmãs Franciscanas de São José por onde passou. Com certeza ficará a saudade”, destacou Irmã Edelir Stupp, diretora do HBJ. 

Authentica Comunicação Integrada/Sintonia 

 

Outras Notícias