Geral

Alunos de Atalanta são destaques em torneio de robótica

Alunos de Atalanta são destaques em torneio de robótica Foto: Facebook / Reprodução

 

Pela segunda vez, Atalanta participou do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), em Jaraguá do Sul. Duas equipes representaram o município: Atalantec, da Escola da Vila Gropp, e Guardiões da Robótica, da Escola de Ribeirão Matilde.

O time Atalantec buscou uma solução para esquentar água da torneira da cozinha por meio de um aquecedor solar. A ideia surgiu depois de uma pesquisa com o grupo ambiental da escola. Já o grupo Guardiões da Robótica desenvolveu um aplicativo de celular para que os pais consigam acompanhar o trajeto do ônibus escolar, sabendo assim quando o filho estaria chegando à escola e em casa.

Os dois times também se destacaram no Desafio do Robô. A equipe Atalantec recebeu o prêmio de “Estrela Iniciante” e o grupo Guardiões da Robótica ganhou o prêmio “Contra todas as Adversidades”.

Membros das equipes:
Atalantec:
Bruna Thaeme Kreuch, Djenifer Marciele Candido, Emili Cecilia Seemann, Keyty Dayany Bisiewicz.
Técnicas: Adriana Voss Senem e Scheila Daniele Henning.

Guardiões da Robótica:
Ivan da Cunha e Larissa Fernanda Homem.
Técnica: Adriana Voss Senem e Rosane Jochem Herbst

O Torneio Regional de Robótica foi realizado nos dias 07 e 08, em Jaraguá do Sul. A competição envolve estudantes de 9 a 16 anos e, neste ano, o tema foi City Shaper. Os estudantes tinham que buscar soluções para uma cidade inteligente, de forma criativa e inovadora.

Durante toda a temporada, os alunos trabalham diversos temas. No Core Volues procura-se melhorar o trabalho em equipe, o respeito aos colegas e a diversão ao invés da competição. No projeto de inovação ou de pesquisa busca-se identificar um problema da cidade e, assim, desenvolver uma solução. No design do robô os alunos devem desenvolver uma montagem e programação que busque solucionar os desafios do robô.

No desafio do robô, a equipe tem que identificar missões para realizar, projetar, construir e programar um Robô Lego para completar as missões, testar e aperfeiçoar seu programa e design. O robô tem apenas dois minutos e meio para completar o máximo possível de missões.

Outras Notícias