Geral

Alto Vale se prepara para o SENAI Challenge Robótica Móvel

Uma equipe do SENAI de Rio do Sul irá participar da segunda edição do torneio, que acontecerá em Joinville, neste sábado, 25 de novembro.

Alto Vale se prepara para o SENAI Challenge Robótica Móvel Foto: Divulgação

 

Os alunos do curso Técnico em Mecatrônica, Cristiano Barth, Joel Franco Betta, Fernando Bruno Wloch, Emerson Allein da Silva, Ismael Mayer e Anderson Martins formam a equipe Electron, do SENAI de Rio do Sul. Esta semana eles fizeram os últimos ajustes nos robôs que construíram para a competição SENAI Challenge Robótica Móvel. Todo o trabalho foi feito por eles, com a orientação dos professores, conforme explicou Edemar Mário Faes, professor de Automação Industrial.

A competição é promovida pelo SENAI/SC e envolverá competidores de Rio do Sul, Jaraguá do Sul, Joinville e Lages. Cada grupo precisou construir um robô Cross, que deverá percorrer um circuito paralelo, com obstáculos como rampas, gangorras, parede, cones, entre outros. As equipes também irão competir na modalidade robô Sumô, onde a programação deverá ser feita para expulsar o adversário da pista. Em ambas as provas haverá tempo limite para execução das tarefas.

Para deixar tudo pronto a equipe rio-sulense iniciou a montagem dos robôs no terceiro semestre, com a parte mecânica, a estrutura, depois as placas eletrônicas e a programação. “Eles reutilizaram materiais, fizeram melhorias com base na competição do ano passado e irão levar placas eletrônicas de reserva”, contou o professor. “A parte mecânica foi a mais difícil de fazer por causa das adaptações com os motores e caixa de redução. Com o robô Sumô tivemos que cuidar para o peso não passar de três quilos”, contou Fernando Bruno Wloch, membro da equipe.  “Nossa expectativa é boa para que os robôs cumpram as tarefas no dia. Ainda temos alguns ajustes a fazer, mas é legal ver funcionando o que construímos”, concluiu Fernando.

 

Por Assessoria de Imprensa 

Outras Notícias