Geral

Alto Vale poderá contar com ecoponto para descarte correto de pneus

Projeto foi apresentado aos gestores dos municípios ligados à AMAVI.

Alto Vale poderá contar com ecoponto para descarte correto de pneus Imagem Ilustrativa (Reprodução Internet)

 

Evitar a queima de pneus, o descarte irregular e o acúmulo de água limpa e parada que contribui para a proliferação do mosquito transmissor de doenças, como a dengue. Pensando nisso, o fiscal sanitário Alésio Jung, da Vigilância Sanitária de Trombudo Central, elaborou um projeto que busca dar destinação correta aos pneus descartados depois do uso.

A ideia é criar ecoponto de recolhimento no Alto Vale. “Há duas possibilidades: uma de centralizar esse trabalho de coleta em um ponto único e outra é a de criar quatro ecopontos, em cidades da região consideradas polo, como Ibirama, Ituporanga, Taió e Rio do Sul”, explica Alésio. A proposta de implantação do projeto foi apresentada nesse mês aos gestores municipais, durante assembleia da AMAVI.

O trabalho prático seria desenvolvido através de uma parceria entre prefeituras, estabelecimentos comerciais, moradores e a empresa Votorantim Cimentos. “A prefeitura disponibiliza o espaço para entrega voluntária dos pneus e encaminha para o ecoponto. Colaboradores credenciados pela Votorantim fazem o recolhimento e o encaminhamento à unidade trituradora. O material processado é utilizado na produção de cimento”, orienta o fiscal.

Nesta quinta-feira, dia 25, uma nova reunião será realizada na AMAVI, envolvendo a equipe técnica ambiental. O objetivo é discutir e avaliar as principais propostas relacionadas ao projeto, com encaminhamento às prefeituras para a decisão final.

 

Por Jari Silva / Assessor de Imprensa

Conecte Mídia

Outras Notícias