Geral

Alfredo Wagner desenvolve ações durante o Outubro Rosa

Dia 24 de outubro será o dia "D" de prevenção de câncer de mama e câncer de colo de útero no município.

Alfredo Wagner desenvolve ações durante o Outubro Rosa Fotos: PMAW/Divulgação

A luta contra o câncer de mama e do colo de útero, listado como o mais comuns entre as mulheres, ganha destaque neste mês de outubro. Em Alfredo Wagner, as mulheres são estimuladas a fazerem exames de mamografia para a prevenção destes cânceres. A iluminação de alguns pontos da cidade foi substituída pela cor. O laço cor-de-rosa, símbolo da campanha, foi fixado em locais estratégicos.

As unidades de saúde foram preparadas para receberem as pacientes. Funcionários usam camisetas de cor rosa e bótons que simbolizam a necessidade do autocuidado da saúde das mulheres. Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza a requisição de mamografia para mulheres com idade entre 50 e 69 anos de idade sem consulta médica.

A primeira atividade do Outubro Rosa aconteceu na manhã desta quinta-feira (1), com início às 9 horas, na Praça da Bandeira. Houve uma aula de aeróbica (ginástica embalada por música) com a professora de educação física, Elaine Rossini.  Alunas da Escola Silva Jardim também prestigiaram. A atividade física é uma das orientações dadas pelo Ministério da Saúde como meio de prevenção do câncer. Também foram entregues às mulheres que caminhavam pela rua, folhetos com informações sobre a doença e suas formas de prevenção.

Em 24 de outubro acontecerá o dia "D" de prevenção de câncer de mama e câncer de colo de útero. Para isto, os profissionais das Unidades de Saúde de Alfredo Wagner irão fazer um mutirão de entrega de preventivos e um coquetel de confraternização. Na data ainda haverá oficinas de saúde para que as mulheres participem enquanto aguardam a realização do exame.

A Administração Municipal reforça o convite para que então, no dia 24 de outubro, as mulheres alfredenses participem desta ação.

Sobre o exame de mamografia

Para realizar o exame é necessário levar o documento de identidade e o cartão nacional do SUS. Para a exatidão do exame são necessários alguns cuidados como: não estar no período menstrual, não manter relação sexual nem o uso de pomadas vaginais pelos dois dias anteriores ao exame.

Assessoria Prefeitura de Alfredo Wagner 

Outras Notícias