Geral

AGROLÂNDIA - Foge médica cubana que atendia no município

AGROLÂNDIA - Foge médica cubana que atendia no município

O Programa Mais Médicos teve a primeira deserção confirmada em Santa Catarina. A médica cubana Kenia Aguiar Martinez abandonou o cargo há cerca de uma semana no município de Agrolândia. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde da cidade, Guido Bauer. Segundo ele, a médica deixou a cidade sem dar nenhum tipo de satisfação à Secretaria Municipal de Saúde. Há informações na cidade de que Kenia teria viajado para os Estados Unidos.

“A médica foi embora sem nos comunicar e segundo informações ela estaria nos Estados Unidos, porque ela teria parentes lá, mas não temos certeza. Ela não falou nada para ninguém, ela mandou entregar as chaves do apartamento pelo motorista de táxi que levou ela até Navegantes”, conta Guido. O secretário ainda relata que a médica teria mandado um e-mail para uma colega que trabalha na Unidade Sanitária informando que não voltaria mais para o posto de trabalho. “Mas ela não me falou nada, simplesmente foi embora”.

O caso de Kenia Aguiar Martinez é o primeiro que veio a público de médicos cubanos que desertaram no estado. Guido diz que já entrou em contato com a coordenadoria do Programa Mais Médicos na região. “Mandamos um ofício comunicando o fato, mas não temos muito o que fazer, simplesmente comunicar”. Kenia atendia como clínica geral em Agrolândia desde março.

De acordo com o coordenador do Programa Mais Médicos em Santa Catarina, Walter Gomes Filho, será enviado um supervisor do programa a Agrolândia para constatar se, de fato, Kenia deixou o serviço. “Então o supervisor comunica a comissão estadual e dá-se sequencia aos procedimentos legais”, explica. Walter adianta ainda que vai solicitar outro profissional para o lugar da médica em Agrolândia.

O município conta com outra médica cubana, que continua atendendo normalmente, e de acordo com o secretário ela tem ajudado. “Acho esse programa muito bom e isso que aconteceu foi uma exceção. Não posso condenar o programa porque ele foi extremamente positivo para nós”.

Diário do Alto Vale

Outras Notícias