Geral

Abertas inscrições para nova turma de Técnico em Enfermagem da Escola Técnica Bom Jesus

Escola é responsável por mais de 80% dos profissionais que estão no mercado de trabalho na região.

Abertas inscrições para nova turma de Técnico em Enfermagem da Escola Técnica Bom Jesus Foto: DigittalArt / Reprodução

 

A pandemia deixou em destaque a necessidade de profissionais na área da saúde e em Ituporanga a Escola Técnica Bom Jesus (ETBJ) é responsável pela formação de mais de 80% dos profissionais que atuam como Técnico em Enfermagem na região do Alto Vale. O curso tem duração de dois anos e boa parte dos alunos é beneficiada com bolsas de estudo.

Para 2022 uma nova turma do Curso Técnico será iniciada e de acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Jane Haas interessados em ingressar como bolsista na nova Turma do Curso Técnico de Enfermagem da ETBJ precisam ficar atentos as datas. Para receber bolsa de 50 ou 100% é preciso fazer avaliação socioeconômica. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 31 de agosto e as matrículas para a nova turma ocorrem em dezembro.

Ainda de acordo com a coordenadora pedagógica após efetivar a inscrição, para se tornar bolsista ocorre um processo de avaliação socioeconômica. “Essa avaliação é necessária porque para ser bolsista é preciso que o interessado se enquadre em alguns critérios estabelecidos no edital. Para bolsas de 100%, é preciso ter renda per capita familiar de um salário mínimo e meio, e para bolsas de 50% três salários mínimos”, explica.

Todos os inscritos participarão de uma reunião nos dias 08 e 09 de setembro no Salão da Amizade, nas dependências do Hospital Bom Jesus (HBJ), às 19h. “Nesse encontro vamos repassar as instruções e fazer a entrega do formulário socioeconômico e fazer os agendamentos para as avaliações”, ressalta Jane.

Com os formulários em mãos os futuros bolsistas têm até o dia 15 de outubro para fazerem o preenchimento dos dados e no período de 08 a 30 de novembro serão realizadas as entrevistas com os interessados em ser bolsistas. O resultado da avaliação será divulgado no dia 01 de dezembro e as matrículas serão efetuadas posteriormente.

O curso contempla 1.800 horas de aulas teóricas e 600 horas de estágio. São 24 meses de formação. Para ingressar no curso é preciso estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio. As inscrições precisam ser feitas de forma presencial entre as 13h e 19h. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp (48) 99147 2694.  

 

Sobre a Escola Técnica Bom Jesus

A Escola Técnica Bom Jesus (ETBJ) é uma escola conceituada na área de ensino profissionalizante. Reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação anualmente tem formado cerca de 40 profissionais que rapidamente são absorvidos no mercado de trabalho.

A ETBJ iniciou os trabalhos em 1992, oferecendo o Curso Auxiliar de Enfermagem. E em 2003 passou a ser chamada de Escola Técnica de Enfermagem. Irmã Edelir Stupp, diretora do HBJ, explica que a escola já formou mais de 700 alunos e hoje, conta com 20 profissionais entre professores e funcionários administrativos e possui em torno de 80 alunos. “Saber que somos responsável pela capacitação de grande parte dos técnicos em enfermagem que atuam na região do Alto Vale nos enche de orgulho”, comenta.

A Escola vem sendo adaptada a cada ano com a plataforma acadêmica necessária ao curso oferecido. “Damos destaque aqui para o laboratório altamente equipado para realizar parte das aulas práticas, contamos ainda com laboratório de informática, salas com equipamentos digitais e espaço físico adequado ao ensino e a aprendizagem dos alunos”, enfatiza a coordenadora da escola.

Jane Haas acrescenta ainda que os professores são graduados, possuem especialização e experiências nacionais e internacionais. “A nossa metodologia é diversificada e vem de encontro ao interesse e necessidade do aluno”, pontua.

 

Atribuições de um Técnico de Enfermagem

Mais que qualquer outro curso oferecido, o Técnico de Enfermagem garante um “leque” de oportunidades de atuação. “É um curso rápido e que traz oportunidade de ingressar no mercado de trabalho já com 10 meses de curso o aluno recebe o certificado de Auxiliar de Enfermagem, podendo atuar em hospitais, laboratórios, clínicas e como cuidadores e depois de concluído o curso recebe o certificado de Técnico em Enfermagem”, enfatiza a coordenadora da escola.

O técnico de enfermagem tem como atribuições ainda: Administrar medicamentos e tratamentos, realizar cuidados ao paciente, como higiene corporal, mobilização no leito e monitorização dos dados vitais. Elaborar relatório de atendimento feito e comunicar anormalidades à sua supervisão e ao plantão médico. Com o Certificado de Técnico amplia ainda as oportunidades para trabalhar no SAMU, Bombeiros e Clínicas mais específicas.

 

Por Assessoria de Comunicação

Horpital Bom Jesus – HBJ

Outras Notícias