Geral

Abastecimento de água está praticamente normalizado em Ituporanga

Já em Rio do Sul muitas torneiras já não tem um pingo de água

Abastecimento de água está praticamente normalizado em Ituporanga Foto: Reprodução acervo Casan

 

Municípios do Alto Vale enfrentam falta de água desde quinta-feira (12), quando a Casan divulgou comunicado informando que o fornecimento estava comprometido em algumas cidades, devido à alta turbidez da água captada no Rio Itajaí do Sul que passa por Ituporanga. 

Com um nível de turbidez que chega a 12.0000 NTU presentes na água bruta captada no manancial, foi preciso reduzir a vazão da Estação de Tratamento e em alguns momentos até mesmo interromper a captação, devido à elevadíssima carga de turbidez.

Com a diminuição no tratamento, a distribuição de água ficou prejudicada em Ituporanga, Aurora, Rio do Sul, Lontras e na Serra São Miguel em Ibirama.


Ituporanga

Em Ituporanga, neste sábado (14), a captação e tratamento estão praticamente normalizados, embora a distribuição em pontos elevados e afastados ainda esteja prejudicada.

 

Rio do Sul

Em Rio do Sul o problema persiste neste sábado (14) e agravado pelas fortes chuvas que caíram nesta sexta (13) e na quarta à noite em Ituporanga e região, e que deixaram a água ainda mais difícil de ser tratada. A distribuição permanece reduzida em Rio do Sul, Laurentino, Lontras, Agronômica, Aurora e na localidade de Serra São Miguel, em Ibirama.

A Companhia solicita compreensão e prioridade do uso da água em atividades essenciais. A colaboração é fundamental, especialmente nas partes baixas de Rio do Sul, para que a água possa ser levada às partes mais distantes e altas.
A recomendação de economia também vale para Ituporanga. 

Ainda sem previsão de normalização, a principal orientação  é de que sejam evitadas atividades como a lavar calçadas, pátios e carros. 
 


Por Isabel Caetano/Sintonia FM 

Outras Notícias