Geral

A paz como tema pedagógico: Rede Municipal de Ensino de Ituporanga desenvolve projeto que aborda o assunto com alunos e famílias

A paz como tema pedagógico: Rede Municipal de Ensino de Ituporanga desenvolve projeto que aborda o assunto com alunos e famílias Fotos: Divulgação / Reprodução

Crianças, adolescentes e adultos precisam de bons exemplos a se espelhar, bem como serem vistos como seres humanos que têm desejos e necessidades quanto aos seus sentimentos e desenvolvimento pessoal. Os profissionais que trabalham nas escolas também têm estas necessidades e a obrigação de dar bons exemplos. Porém, às vezes apenas o bom exemplo não basta e o assunto precisa ser trabalhado de forma pedagógica com os alunos.

Com o propósito de disseminar uma cultura da não violência nas escolas e na sociedade por meio de projetos desenvolvidos pelas Unidades de Ensino, a Secretaria de Educação de Ituporanga está promovendo a cooperação entre crianças, jovens, famílias e equipe escolar. O projeto Tecendo a Paz visa resgatar o potencial de viver juntos a partir de uma educação para a paz, com a melhoria da qualidade de vida, num exercício de convivência estimulando atitudes de sensibilização, comunicação e solidariedade dentro e fora das escolas da Rede Municipal.

O projeto multidisciplinar é desenvolvido desde o início do ano letivo, com alunos desde o berçário até o 9º ano. “Esse projeto conta com a parceria dos professores, que, dentro dos seus planos pedagógicos, estão trabalhando a questão da violência e da paz dentro das nossas escolas”, explicou a secretária de Educação Solange Aparecida Goedert Petry. Ela afirmou que o projeto foi pensado devido aos muitos casos de violência presenciados dentro e fora das escolas. “Já vemos mudanças positivas nos alunos e famílias. A gente percebe como isso é importante, trabalhar com todas as crianças de todas as idades a importância da paz. Tem escolas que estão fazendo trabalhos maravilhosos”, destacou Solange.

Cada escola utiliza um método diferente para abordar o tema dentro da sala de aula, com teatro, palestra, música, literatura, e as famílias também participam do processo, com atividades que são desenvolvidas em casa. “Também temos um mensageiro da paz visitando famílias carentes e esse mensageiro leva uma mensagem de paz para aquela pessoa que está precisando naquele momento”, disse a secretária.

Solange explicou que o “tecendo” é por que cada escola está confeccionando uma colcha em alusão a paz, no sentido de integrar pais, alunos e comunidade. “Cada família também recebe um pedaço de tecido que representa a família e esse pedaço de tecido é costurado ao de outra família e assim por diante. Assim, estamos montando uma colcha de retalhos”.

O projeto encerra no dia 22 de setembro, quando uma grande caminhada será realizada pelas ruas de Ituporanga com a exibição da colcha de retalhos confeccionada pelas famílias. “No dia 21 de setembro é o dia mundial pela paz e no dia 22 vamos fazer a caminhada. Essa caminhada contará com a participação de todas as famílias da nossa rede. As famílias vão com roupas brancas, vai ser bem legal”, destacou Solange.

Texto: Natacha Santos/Assessoria Prefeitura de Ituporanga 

 

Outras Notícias