Esporte

Rio do Sul será a cidade sede do Parajasc em 2021

Cerca de 2.000 atletas com deficiências físicas, intelectuais e visuais de 80 municípios participam da competição.

Rio do Sul será a cidade sede do Parajasc em 2021 Foto: Divulgação / Reprodução DAV

Pela primeira vez na história a capital do Alto Vale vai sediar os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), o evento que seria realizado no mês de setembro deste ano foi transferido para 2021, cerca de 2.000 atletas com deficiências físicas, intelectuais e visuais de 80 municípios participam da competição.

O Diretor executivo da Fundação Municipal de Desportos de Rio do Sul, Sérgio Luiz Schlemper, conta que a decisão do Presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Rui Godinho, foi recebida com muita satisfação. “Nós recebemos esse ofício com muita alegria e isso é o resultado do trabalho que nós estamos realizando em parceria com o governo nos últimos quatro anos, desde 2017 a gente está realizando eventos grandes do governo que foi o caso do JASC de 2018, os joguinhos em 2019 e é claro esse ano a gente ainda vai sediar algumas modalidades dos jogos abertos”, explica.

Sérgio ainda enfatiza a importância desse evento para a economia de Rio do Sul, já que atletas e muitas vezes até familiares e amigos devem vir para a cidade prestigiar os jogos. “Esse evento é de suma importância para a região do Alto Vale, até porque Rio do Sul sempre precisa dos municípios vizinhos para a realização e isso é claro traz um retorno muito bom para os municípios pois aqui os municípios fazem seus investimentos em mercados, farmácias, hotéis trazendo emprego direto e indireto. Nós temos a estimativa de que nos últimos 3 anos entrou aqui em Rio do Sul cerca de 7 a 8 milhões de reais trazidos pelos municípios então a gente fica muito feliz pela realização desse evento mais uma vez e temos a certeza que com a ajuda da comunidade a gente vai fazer um grande evento em 2021”, relata.

O Diretor ainda explica que os jogos contarão com 21 modalidades como atletismo, bocha e natação. Os atletas riosulenses são destaque nacional, e o apoio da Apae de Rio do Sul é fundamental para os competidores. “Aqui nós temos grandes referências, é o caso do Bruno Becker, o Welligton e o Paulo do atletismo que sempre trazem bons resultados, a nossa bocha masculina é a atual bicampeã do evento, a gente tem grandes atletas que representam sempre em parceria com a Apae aqui de Rio do Sul” finaliza.

 

Por Cláudia Pletsch

Diário do Alto Vale

Outras Notícias