Esporte

Rally: Ituporanguenses participam do Transcatarina

Rally: Ituporanguenses participam do Transcatarina Foto: Divulgação / DAV

Os motores dos carros 4×4 serão ligados para mais um Rally Transcatarina, e os representantes de Ituporanga, no Alto Vale, estão preparados para esta aventura que inicia na próxima terça-feira (26). Estimulados pela adrenalina que o esporte oferece os ituporanguenses Leandro César Schmidt, Alan Ricardo Prim e Silvio Prim, confirmaram presença neste grande encontro off-road pela categoria Adventure.

De acordo Alan Prim, essa é a primeira vez que ele irá participar das disputas, ao lado de seu pai Silvio. “Na verdade não estou competindo, estou participando na Adventure que é um passeio e cada um com seu carro. Acho muito interessante e bem legal estar participando dessa edição do Transcatarina”, comentou.
A categoria Adventure terá aproximadamente 600 quilômetros com um trajeto cheio de obstáculos, tais como atoleiros, lama, erosões e pedras. A categoria é ideal para quem não quer competir, mas sim, viver uma aventura, sem se preocupar em cumprir tempo e médias de velocidade. O percurso completo passará por diversos municípios catarinenses, sendo as paradas em Canoinhas, Rio Negrinho e Araquari.

Até o momento, estão inscritos 262 carros, que representarão 107 cidades e 10 Estados, mais o Distrito Federal. As categorias existentes no evento de 2016 são Máster, Graduados, Turismo, Jeep, Amigos do Rally, Passeio, Passeio Radical e Adventure.

Pilotos estrangeiros

Essa será a quinta vez que representantes de outros países prestigiarão a competição, entre eles os argentinos Christian Flores e Raul Fleman, e Juan Martin Feruglio e Gustavo Cotic, que moram em Mar Del Plata, província de Buenos Aires, capital da Argentina. Eles se inscreveram na categoria Passeio. “Conhecemos o Transcatarina por meio de sites na web e de vídeos no Youtube. Somos apaixonados por 4×4 e queremos fazer parte de um evento importante como este. Por ser muito bem organizado, nossas expectativas são as melhores, com a certeza de que nos divertiremos bastante”, disse Christian.

Programação e disputas

Desafiador, imprevisível e animado! Essas são apenas algumas das características do Transcatarina que, em 2016 chega à sua oitava edição. O evento terá início na próxima terça-feira (26) e segue até no sábado (30), com largada em Fraiburgo no Oeste de Santa Catarina. Na quarta-feira (27), na mesma cidade, às 14h ocorre a largada promocional do evento com o prólogo acontecendo na sequência. Na quinta-feira (28), entre as cidades que recebem as disputas estão Fraiburgo, Timbó Grande e Canoinhas, já na sexta-feira, as competições continuam seguindo em Canoinhas, passando também por Itaiópolis e indo para Rio Negrinho.

No sábado (30), acontece o último dia de disputas e um dos mais emocionantes, onde após partirem de Rio Negrinho, os competidores ainda passam por Araquari até chegar no último município da competição que é Itajaí. A noite acontece a premiação no Centro de Eventos da Marejada em Itajaí. Nesta temporada, a competição terá aproximadamente 800 quilômetros de percurso, no total. Anualmente a competição vem sendo organizada pela SC Racing.

Lado social

Para participação no maior rally de regularidade de Santa Catarina, cada piloto deve obrigatoriamente doar 40 quilos de alimentos, tendo assim uma previsão de arrecadação de mais de sete toneladas de produtos que são doados para várias instituições de caridades por onde o rally passará.

Além dos alimentos, em 2010, os organizadores da competição adotaram crianças da primeira e segunda série, fornecendo a ela todo material e custos de mensalidades até a oitava série. Na segunda edição do rally a cidade que recebeu a ajuda foi Fraiburgo, já na terceira edição crianças de Lages foram selecionadas. Em 2012 foram dois alunos, em vez de um, isso na cidade de Rio do Sul. Já em 2013 e 2014 foram as cidades de Canoinhas e Rio Negrinho que tiveram crianças participantes da ação.

A última ação a ser realizada pelos organizadores é um concurso de redação na cidade de Fraiburgo para os alunos da terceira e quarta série e de desenho para primeira e segunda série, onde as crianças campeãs irão participar de um passeio com carros 4×4 da organização na categoria Passeio. Em todas as chegadas e largadas os participantes também fazem a seleção e coleta de lixo reciclável produzido durante a estadia nas cidades.

Diário do Alto Vale 

Outras Notícias