Médico de Ituporanga é convocado para Seleção Brasileira de Hóquei sobre Grama

Profissional vai compor o departamento médico no Campeonato Pan-Americano que ocorre no Chile.

Enviar no WhatsApp
Médico de Ituporanga é convocado para Seleção Brasileira de Hóquei sobre Grama

Foto: Divulgação / Reprodução

 

O médico Afonso Motta Francisco, que atua na Atenção Básica em Ituporanga, foi convocado para a Seleção Brasileira de Hóquei sobre Grama Sub-21 que disputará o Campeonato Pan-Americano que ocorre em agosto no Chile e pode garantir vaga para a equipe no mundial da categoria. O embarque da comitiva está previsto para o dia 21 de julho.

Afonso também se graduou em Educação Física e depois cursou Medicina. Há cerca de um ano e três meses atua no Bairro Vila Nova em Ituporanga. Ele conta que sua história com o Hóquei começou há 16 anos numa escolinha em Florianópolis e desde então ele sempre esteve envolvido com o esporte. “Comecei nesse projeto lá em 2005 que era feito pela Confederação para montar um time para jogar os Jogos Panamericanos do Rio em 2007. Na época joguei na Seleção Adulta e depois disso continuei com eles. Viajamos por muitos lugares do mundo, inclusive disputamos o pré-olímpico no Japão em 2012. Acabamos não nos classificando para os Jogos de Londres, mas a experiência foi muito legal”, lembra.

Ainda ao falar de sua trajetória, ele ressalta que em 2015 decidiu largar a Seleção para se dedicar exclusivamente a faculdade de Medicina, mas a paixão pelo Hóquei o manteve próximo da modalidade. “Precisei mudar um pouco o foco para a faculdade de Medicina e não consegui fazer parte do time que disputou os Jogos Olímpicos do Rio. Acabei indo apenas para trabalhar com a modalidade na questão logística e estatística. O Hóquei acaba me proporcionando muitas experiências diferentes”.

Depois o médico conta que passou a trabalhar na modalidade, mas desta vez na arbitragem. “Fui por alguns anos oficial técnico, mesário, inclusive de competições nacionais e internacionais e agora depois que terminei a faculdade de Medicina e comecei a trabalhar em Ituporanga fui chamado pelo treinador para compor a Comissão Técnica da Seleção Sub-21 como médico”.

Afonso se diz bastante feliz com a convocação porque garante que a modalidade sempre esteve presente em sua vida. “O Hóquei sempre me motivou, sempre esteve presente na minha vida e todas as coisas que faço tem algo a ver com esporte. Ele sempre esteve como um plano de fundo de todos os meus objetivos e a Medicina do Esporte é uma área que eu gosto muito, além da Saúde da Família e é algo que quero levar para frente”, revela.

Atualmente ele ainda defende um time do Rio de Janeiro que chegou a ser campeão Brasileiro no ano de2017, mas nesse momento as competições estão paralisadas em virtude da pandemia.

 

Por Helena Marquardt

Diário do Alto Vale

Outras Notícias

PUBLICIDADE

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo