Esporte

Caminhada Ecológica será realizada em Ituporanga

Evento organizado pela ONG Mãe D’água será em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Caminhada Ecológica será realizada em Ituporanga Imagem Ilustrativa (Divulgação)

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente, já tem uma programação especial prevista em Ituporanga. Organizada pela ONG Mãe D’água será realizada no dia 02 de junho uma Caminhada Ecológica alusiva a data. O evento é aberto à participação de todos os adeptos atividade física e tem o intuito de unir saúde com a consciência ambiental.

De acordo com o presidente da entidade Márcio Lima da Costa Júnior a caminhada se justifica porque o Dia do Meio Ambiente que é comemorado mundialmente no dia 05 de junho, tem como objetivo chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. “E são esses nossos objetivos sociais como ONG”, comenta o presidente.

A Caminhada Ecológica terá saída no Clasen Park Hotel às 8h30min, mas a recepção a todos os participantes será a partir das 8h. O trajeto contempla 5km, passará pelo Faxinal da Vila Nova com destino Cerro Negro, na propriedade de Antônio Bertolino Willemann. “Na propriedade terá recepção com café café patrocinado pela Stylofarma’, conta.  O retorno será realizado por volta das 11h30min com apoio da Viação Ituporanga, que transportará os participantes de ônibus de volta ao Clasen Park Hotel.

Ainda na programação está previsto o plantio de aproximadamente mudas de árvores nativas na propriedade de Antônio Bertolino Willemann, simbolizando a necessidade de preservação do meio ambiente. “Devem ser plantadas pelo menos 10 mudas de árvores para simbolizar o momento e vamos fazer a doação de mudas nativas aos participantes interessados  para que eles possam fazer o plantio das mesmas também em suas propriedades”, ressaltou Márcio.

O presidente reforça que a caminhada é um evento público e toda população está convidada a participar. “Queremos reunir o máximo de pessoas para fazer essa homenagem ao  meio ambiente e demonstrar a preocupação, que nós devemos ter com um meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial  para a qualidade de vida de todos”, enfatiza.

Sobre a ONG Mãe D’água

A associação de proteção ambiental Mãe d' Água, é uma organização não-governamental (ONG), que foi instituída no dia 17 de junho de 2002, por um grupo de pessoas que compartilham ideias de uma vida em harmonia com a natureza.

Trata-se de uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos e que tem por finalidade defender, preservar, recuperar e manjar de forma sustentável o meio ambiente, objetivando a melhoria da qualidade de vida.

Em 2003, a Câmara de Vereadores de Ituporanga reconheceu a preocupação da associação e aprovou o projeto de lei que estabelece a entidade como filantrópica.Também foi nessa época que a Mãe D' Água firmou convênio com o Poder Judiciário da Comarca de Ituporanga. Em pouco mais de quatro anos de atividades, em torno de 25 mil mudas de árvores nativas foram distribuídas para agricultores de Ituporanga e região.

De acordo com o presidente da entidade Márcio Lima da Costa Júnior, esses esforços visam a recomposição de áreas desmatadas e especificamente, de nascentes e da mata ciliar do Rio Itajaí do Sul e seus afluentes. “ Os trabalhos seguiram e em 2005, a Mãe d' Água foi incluída no projeto Piava, patrocinado pela Petrobrás, visando a produção em dois anos, de 100 mil mudas de árvores nativas também para distribuição gratuita aos agricultores”, conta.

Já em fevereiro de 2006, teve inicio a produção de mudas nativas no viveiro florestal da Mãe d' Água, situado junto á Epagri/Estação Experimental de Ituporanga, na localidade de Lageado Águas Negras-Ituporanga-SC.

O presidente da entidade conta ainda que a cada gestão administrativa diversas ações são realizadas com focos diferentes e a ONG sempre é bem acolhida pela sociedade em geral. A ONG tem um viveiro de mudas situado no bairro Girassol e contribui silenciosamente com o Município, porém de forma ativa. “Recentemente foram doadas centenas de mudas  de espécies nativas ao Poder Público, a fim de que se realizasse o plantio para recomposição das margens da Barragem de Ituporanga e também de áreas de risco, a exemplo do Loteamento Frei Gerônimo”, explica Márcio.

A ONG tem também outros projetos em andamento. Um deles é o cercamento e plantio de árvores nas áreas verdes do município de Ituporanga. “Infelizmente, é muito comum que as áreas verdes de loteamentos antigos não estejam plantadas com árvores nativas, cercadas e protegidas. Nós querermos mudar essa situação e proporcionar mais áreas verdes na cidade”, pontua.

A filiação à ONG é gratuita e fica aqui o convite a todos os interessados em participar. As reuniões ordinárias ocorreram nas segundas-feiras de cada mês no Parque Ingo Altemburg.

Sobre o Dia do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de Junho. O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano. A reunião durou até o dia 16 e congregou vários governos e ONG's. Por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.

No Brasil ainda se celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente, como consequência da data criada pela ONU. Todos os anos, as Nações Unidas dão um tema diferente ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta foi a forma encontrada pela ONU para dar ideias de atividades que promovam a conscientização da população para preservar o meio ambiente. O tema para 2018 é "Acabe com a Poluição Plástica".

 

Por Authentica Comunicação Integrada

Outras Notícias