Educação

Professora de Alfredo Wagner conquista o prêmio “Professores do Brasil”

Professora de Alfredo Wagner conquista o prêmio “Professores do Brasil” Professora Carol Pereira (Foto: Divulgação)

A professora Carol Pereira, da EEB Silva Jardim, de Alfredo Wagner, venceu a etapa estadual do prêmio “Professores do Brasil”, na categoria Ensino Fundamental - anos iniciais (4º e 5º anos) - apresentando o trabalho “As aventuras de Eva Schneider”.

O prêmio “Professores do Brasil” é um a iniciativa do Ministério da Educação (MEC) com o propósito de divulgar e premiar os trabalhos desenvolvidos pelos professores nas escolas públicas que contribuam para o aprimoramento do processo ensino aprendizagem em sala de aula.

O prêmio de primeiro lugar foi entregue pelo secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, em solenidade realizada em Florianópolis. A gerente de Educação da ADR Ituporanga, Angelita Goedert Oliveira, acompanhou a professora no evento.

O projeto

O projeto “As aventuras de Eva Schneider” foi criado para ensinar a história do município de Alfredo Wagner de forma envolvente e atraente às crianças, consistindo na criação de material em forma de contos, em que uma menina chamada Eva Schneider é a protagonista.

“Com as histórias vividas por Eva Schneider pude ensinar conteúdos como ocupação do território; imigração; indígenas de Santa Catarina; mapas; contos populares; escravidão; animais endêmicos; civilizações da antiguidade e criação de gráficos”, conta a professora.

Carol explica que foram produzidos textos em diversos gêneros, como por exemplo, a criação de contos e histórias em quadrinhos utilizando-se de recursos tecnológicos da sala de informática. “A maneira como os contos eram contados era bastante envolvente e isso fez com que os alunos se interessassem cada vez mais pelas aulas”, destaca a professora.

Os principais objetivos do projeto “As aventuras de Eva Schneider” era criar um material pedagógico diferenciado para ensinar sobre a história de Alfredo Wagner e região; estimular o gosto e o interesse pela leitura; familiarizar os estudantes com os diversos recursos tecnológicos; despertar no aluno o interesse por sua origem; instigar a curiosidade sobre as histórias e cultura local.

“Esse projeto ultrapassou os muros da escola, pois envolveu as famílias e a sociedade em geral. Com a ajuda da sociedade, das famílias, dos alunos e dos amigos conseguimos lançar o livro que vem sendo amplamente utilizado também em outras escolas”, explica Carol.

A professora

Carol Pereira é graduanda em História e Sistemas de Informação; licenciatura em Informática; especialista em Práticas Interdisciplinares e mestrando em Educação com Ênfase em Sociedade e Cultura. É autora de dois livros baseados em seus projetos: "Conhecendo Alfredo Wagner" e "As aventuras de Eva Schneider". Esta foi a terceira vez que a professora conquista o Prêmio Professores do Brasil.

 

Por Assessoria de Imprensa

ADR Ituporanga

Outras Notícias