Educação

Polícia Militar reativa e reestrutura o Proerd em Ituporanga

Polícia Militar reativa e reestrutura o Proerd em Ituporanga Fotos: 4ª Cia/13º BPM/Divulgação

 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a escola e a família. Tem por objetivo capacitar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.

 

 

O sucesso desse programa de prevenção, de acordo com estudos já realizados, perpassa pelo direcionamento de conteúdos devidamente preparados para públicos específicos, numa aplicação continuada no ambiente escolar, utilizando aulas interativas focadas nos anos iniciais da infância até a fase adulta. Na área sob circunscrição da 4ª Companhia do 13º Batalhaõ de Polícia Militar (BPM), que contempla os municípios de Ituporanga, Atalanta, Chapadão do Lageado, Petrolândia, Leoberto Leal, Imbuia e Vidal Ramos, o Proerd foi reativado em Ituporanga e Leoberto Leal, posto que desde 2014, o programa somente estava ativo no município de Atalanta, em atendimento aos alunos da grade curricular do 5º ano do ensino fundamental.

 

 

A partir de 2017, Ituporanga foi contemplada com aulas do Proerd, em razão de capacitação a que passaram três policiais militares da área, sendo eles o capitão Vanilo Vignola, e os soldados Marlon Silva e Mariele Jonck, que foram habilitados na condição de instrutores.

O curso de capacitação do programa, a cargo da Coordenadoria Estadual do ProerdSanta Catarina, ocorreu em agosto de 2017 e já em setembro foram reativadas as aulas em Ituporanga, em nove estabelecimentos de ensino da rede estadual, municipal e privada, contemplando aproximadamente 250 crianças do 5º ano do ensino fundamental, contando também com o retorno do soldado Adriano Stupp às salas de aula, policial militar já habilitado na condição instrutor do Proerd em curso anterior.

 

 

Já, em Leoberto Leal, todos os estabelecimentos de ensino do município estão sendo atendidos pelo soldado Marlon Silva, e nomunicípio, de Atalanta, o soldado Fernando Xavier de Souza também está atendendo todos os estabelecimentos de ensino.

Desta forma, para 2017 na região de Ituporanga, serão atendidas cerca 500 crianças, e para 2018, agora com a atuação de cinco policiais militares capacitados e habilitados para ministrarem aulas, a previsão é que Ituporanga, município que detém o maior número de alunos, atenda 100% dos estabelecimentos de ensino, o que totalizará cerca de mil crianças em toda a região.

 

 

Texto: Capitão Vanilo Vignola 

Por: Soldado Jerusa Fronza

Outras Notícias