Educação

Merenda escolar de Petrolândia está entre as 25 melhores do país

Quase 71% do recurso repassado pelo PNAE foram investidos na compra de produtos da agricultura familiar em 2016.

Merenda escolar de Petrolândia está entre as 25 melhores do país Foto: Divulgação

 

Na tarde de ontem, foram contemplados 25 municípios selecionados no Concurso de Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar e Petrolândia é um deles. A iniciativa é promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o evento de reconhecimento ocorreu em Brasília.

Durante o ano de 2016, o município aplicou quase 70,91% do recurso repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na compra de produtos da agricultura familiar, percentual significativo, já que o mínimo exigido é de 30%.

Além da compra de agricultores e de cooperativas da região, outras iniciativas contribuíram para o destaque, como a realização de reuniões com agricultores, com auxílio da Epagri, adequação de preços de acordo com a resolução de número quatro de 2015 e a ampliação da diversidade de itens adquiridos. “Em 2014, o município adquiria 15 itens, atualmente, são 25, como filé de tilápia, batata salsa, macarrão caseiro e morango”, ressalta Ingridy Lima, nutricionista da Prefeitura de Petrolândia, que inscreveu o município no concurso.

Segundo ela, foi realizado também um trabalho junto aos agricultores, para a troca de experiências, através da participação no Encontro Estadual de Alimentação Escolar. O município recebeu uma placa comemorativa de reconhecimento e Ingridy agora tem autorização para utilizar um selo de premiação em materiais de divulgação. Os 25 relatos selecionados também fazem parte de um caderno intitulado Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar: criatividade e inovação na aplicação da lei número 11.947/2009, lançado no evento.

Também acompanharam a nutricionista ao evento o prefeito de Petrolândia, Joel Longen, e representantes de outros setores do município envolvidos com a conquista, como a secretária de Educação, Rosemere Schmitt, o secretário de Agricultura, Alcide Amarante, e o engenheiro agrônomo da Epagri, Luis Antônio Hack. “Esse reconhecimento só demonstra que Petrolândia está no caminho certo e oferece uma das melhores merendas escolares do Brasil, todos que contribuem com esse trabalho estão de parabéns”, afirma o prefeito.

 

Por Assessoria de Imprensa 

Outras Notícias