Educação

Escola de Ituporanga vencedora do Prêmio Gestão Escolar 2017 participa de ações educativas da Fundação Roberto Marinho

Escola de Ituporanga vencedora do Prêmio Gestão Escolar 2017 participa de ações educativas da Fundação Roberto Marinho Viviane Bennert, gestora da Escola Estadual Mont' Alverne (Foto arquivo: André Nery / MEC)

 

Grande vencedora do Prêmio Gestão Escolar 2017, a Escola Estadual Mont' Alverne, de Ituporanga, será palco de ações educativas e culturais realizadas pela Fundação Roberto Marinho. A programação, que ocorre nesta quinta-feira (14), envolve professores, gestores e os próprios estudantes. Entre os temas abordados estão a tecnologia, o prazer da leitura, artes e produção audiovisual.

Apostando em uma gestão engajada e democrática, a diretora Viviane Rosa Bennert assumiu o cargo em 2015. De lá para cá, implementou uma série de ações, incentivando a participação de pais e responsáveis nas atividades e decisões de assuntos do dia a dia da escola, a chamada Gestão Pedagógica Participativa. "Uma gestão democrática e aberta ao diálogo, voltada à inclusão educacional e social, certamente irá refletir na aprendizagem dos estudantes. Nossos índices de aprovação, assiduidades e o resultado nas avaliações externas, como o Prova Brasil, comprovam que estamos no caminho certo", comemora a diretora.

Para a secretária Simone Schramm, que é professora e conhece a realidade das escolas estaduais, o trabalho de professoras como Viviane vem fazendo a diferença na Educação de Santa Catarina. "O Prêmio Gestão Escolar é muito mais do que o reconhecimento de um importante trabalho, é um importante incentivo aos educadores catarinenses ", observa a secretária.

Premiação

O Prêmio Gestão Escolar é realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) em parceria com o MEC e o FNDE. Em 2017, ao alcançar a 16ª edição, a premiação contemplou projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública brasileira e elegeu o trabalho da diretora Viviane Rosa Bennert, da Escola Estadual Mont´ Alverne, como o grande vencedor nacional. O objetivo da premiação é estimular a melhoria da gestão das escolas públicas, reconhecendo boas práticas e ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias.

"O Consed acredita que uma boa gestão faz a diferença no funcionamento da escola e na conquista de bons resultados no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, essa iniciativa não apenas reconhece as boas práticas, mas estimula que toda a rede se movimente na direção de melhorar seus processos, por meio da autoavaliação e da aplicação do plano de ação construído em conjunto com a comunidade escolar", diz a presidente do Consed, Cecilia Motta, que também é Secretária de Estado da Educação do Mato Grosso do Sul.

O pensamento é compartilhado com a gerente-geral de Educação da Fundação Roberto Marinho, Vilma Guimarães. Para ela, “as escolas vencedoras do Prêmio Gestão Escolar inspiram a prática de um ensino público de qualidade, que faz os estudantes aprenderem de forma prazerosa, integrada e em pleno desenvolvimento de sua cidadania”.

 

Programação

14 de Junho de 2018 

Manhã: 8H – 9H  e Turno da Tarde: 13H30 – 14H30 - ABERTURA 
ATIVIDADE INTEGRADORA COM ESTUDANTES: Espetáculo de Contação de Histórias 
OFICINAS PARA PROFESSORES
OFICINA - “A aventura de ler” - 9H30 - 11H30 e 14H30 – 16H30
OFICINA – “Inspiração e expressão: um mergulho nas artes plásticas” - 9H30 -11H30 e 14H30 – 16H30

 

 

 

Por Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Educação

Outras Notícias