4,5 mil fazem provas do Enem em Taió e Rio do Sul nesta semana

Estudantes de municípios atingidos pela enchente no mês de outubro no Vale do Itajaí fazem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nesta terça (1º) e quarta-feira (2). Ao todo, são 4.542 candidatos: 3.618 farão do exame em Rio do Sul e 924 em Taió.

A abertura dos portões será às 12h e o fechamento, às 13h, com início da prova às 13h30. Nesta terça, os participantes terão 4h30 para responder 45 questões de ciências humanas e outras 45 de ciências da natureza.

Na quarta, os candidatos terão 5h30 para responder 45 questões de linguagens, 45 de matemática e elaborar a redação. O exame é considerado uma importante entrada para cursos superiores em universidades públicas.

Chuva

Os candidatos de Taió e Rio do Sul não puderam fazer a prova em 24 e 25 de outubro como os estudantes de outras regiões do país, por causa das chuvas que causaram estragos em 31 municípios de Santa Catarina e afetaram 4,3 mil catarinenses.

As chuvas deixaram famílias isoladas e locais de prova debaixo d’água. “Eu estava ilhada. Estávamos prejudicados tanto física quanto emocionalmente para prestar a prova”, conta a estudante Alícia Karina Will, de 17 anos, que fará a prova em Rio do Sul.

No último dia de prova, em 25 de outubro, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, falou sobre a nova prova nestas cidades. “Os organizadores do Inep consideram que nesses casos foi necessário suspender a prova. Será feita uma nova prova, no mesmo grau de dificuldade, com as mesmas regras de editais. O nível de uma prova para outra será o mesmo”, afirmou Mercadante.

G1SC

Outras Notícias

PUBLICIDADE