Economia

Número de micro empresas e empresas de pequeno porte cresceu 14% em um ano em Ituporanga

Número de micro empresas e empresas de pequeno porte cresceu 14% em um ano em Ituporanga Assessoria de Comunicação Prefeitura de Ituporanga

Uma cidade que tem recebido investimentos e cada vez mais é a aposta de quem deseja abrir um negócio. Ituporanga vive um dos melhores momentos da economia e a prova disso é que o número de micro empresas e empresas de pequeno porte cresceu 14% de 2020 para 2021 e expectativa é ainda melhor para os próximos anos com o desenvolvimento do setor turístico.
 
Dados da Receita Federal dos últimos anos mostram que o crescimento no número de empresas na cidade teve um salto mesmo durante a pandemia. De 2019 para 2020 o incremento no número micro empresas e empresas de pequeno porte foi de apenas 10 estabelecimentos, já de 2020 para 2021 foram abertos mais 158 estabelecimentos, isso sem contar o cadastro dos micro empreendedores individuais ativos que atualmente é de 995 no município.
 
Mateus Geist é um dos empresários que resolveu investir na cidade e no ano passado decidiu abrir uma choperia.  Ele que é natural do Rio Grande do Sul conta que sempre acreditou no potencial de Ituporanga já que o município recebe pessoas de vários locais seja para negócios ou para diversão, o que acaba aumentando o fluxo de clientes.

Mesmo com alguns desafios enfrentados pelos empreendedores, como a falta de mão de obra, Mateus ressalta que está ainda mais otimista como o novo momento que a cidade vive em relação ao desenvolvimento do turismo.  “Acredito que a cidade é um bom lugar para investimentos, ainda mais agora que temos o Santuário de Lourdes e do Louvor, para agregar no aumento de negócios, empregos e rentabilidade”, disse.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ituporanga, Sergio Eduardo Cunha Rosa, os números positivos são resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Administração Municipal. “Mesmo durante a pandemia, quando muitas empresas fecharam, nós ainda tivemos um acréscimo bem significativo e quanto mais empresas, mais vagas de trabalho e mais qualidade de vida para a população”, ressalta.

Outras Notícias