Economia

Fazenda institui plano de ação para incremento na arrecadação

Como sugestões apresentadas pelos auditores, estão previstas ações como alterações na legislação tributária

Fazenda institui plano de ação para incremento na arrecadação Divulgação

Sugestões para incrementar a arrecadação de Santa Catarina foram pauta da reunião dos auditores fiscais da Secretaria da Fazenda (SEF) nesta quinta-feira, 21, em Florianópolis. O encontro, que contou com a presença os gerentes centrais e coordenadores dos Grupos Setoriais, teve como objetivo criar um plano de ações para aumentar a receita tributária.

“Com a greve e, sobretudo, a paralisação dos caminhoneiros, tivemos queda de R$ 130 milhões na arrecadação de maio e ainda teremos para os próximos meses. Precisamos trabalhar ainda mais para fortalecer nosso Estado e continuar prestando serviços de qualidade aos catarinenses”, enfatizou o secretário da SEF, Paulo Eli, na abertura do encontro.

Como sugestões apresentadas pelos auditores, estão previstas ações como alterações na legislação tributária visando inibir o planejamento tributário pelas empresas e com vistas à revisão de benefícios fiscais; desenvolvimento de aplicativos para tornar mais eficientes as atividades de fiscalização; melhoria nos procedimentos de concessão de Inscrição Estadual visando coibir a instalação de empresas "noteiras" no Estado ("noteiras" = empresas que só emitem notas fiscais para transferir créditos de ICMS sem uma correspondente operação mercantil); realização de novas operações fiscais no varejo; adequação no número de parcelas nos parcelamentos de créditos tributários inscritos em dívida ativa e os não inscritos e mais agilidade nos julgamentos do contencioso tributário pelo Tribunal Administrativo Tributário (TAT).

Outras Notícias