5 de Outubro é o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa: Sete em cada dez postos de trabalho são de pequenas empresas

Enviar no WhatsApp
5 de Outubro é o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa: Sete em cada dez postos de trabalho são de pequenas empresas

Foto: Divulgação / Reprodução

 

Dos 372,2 mil postos de trabalho criados em agosto, os pequenos negócios foram responsáveis por 265,1 mil, o que representa sete em cada dez postos de trabalho. Os dados são do levantamento feito pelo Sebrae, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

A maioria das vagas, 46%, foi aberta pelo setor de serviços, um dos mais impactados pela pandemia da Covid-19, que contratou 119,3 mil trabalhadores, quase o dobro das médias e grandes empresas desse setor que, em agosto, abriu 60,8 mil novos postos de trabalho.

Na sequência, aparecem o setor do comércio com 69,8 mil; indústria de transformação (40,6 mil); construção (30,7 mil) e agropecuária (2,5 mil), sendo que apenas nesse setor, o número de novos postos foi inferior ao das médias e pequenas empresas, que abriram 6,7 mil postos.

De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, esse é o oitavo mês consecutivo tanto para os pequenos negócios quanto para as médias e grandes empresas e a administração pública, em que houve um saldo positivo. No acumulado do ano, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por aproximadamente 70% dos postos de trabalho gerados no país.

E recentemente foi inaugurada aqui em Ituporanga a Sala do Empreendedor, que visa orientar e prestar consultoria as pequenas empresas, quem explica é o responsável pelo setor, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Sérgio Eduardo Cunha Rosa.

Outras Notícias

PUBLICIDADE

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo