Cultura

Ituporanga recebe Renato Borghetti e Camerata Porto Alegre nesta quinta-feira

Evento inicia às 19h30 na Praça Frei Gabriel, no centro da cidade.

Ituporanga recebe Renato Borghetti e Camerata Porto Alegre nesta quinta-feira Borghetti e Camerata se apresentam nesta quinta-feira em Ituporanga (Foto: Ever Lisboa)

O gaiteiro Renato Borghetti, acompanhado pela Camerata Porto Alegre, se apresenta nesta quinta-feira, 26, em Ituporanga, às 19h30, na Praça Frei Gabriel. O espetáculo faz parte do Projeto Música em Movimento, promovido pela Souza Cruz, com financiamento da Lei Rouanet do Ministério da Cultura e apoio da Prefeitura. “Este projeto contempla os municípios que temos uma forte atuação, levando cultura e lazer. Por isso, esperamos que a comunidade prestigie e um bom público assista ao espetáculo”, destaca a gerente territorial de Produção Agrícola, Daniela Marques.

Renato Borghetti comemora 30 anos de carreira em 2015. Com uma extensa agenda de apresentações em solo nacional, o gaiteiro leva a música instrumental gaúcha a diversos locais do Brasil. O músico é hoje um dos artistas brasileiros de mais sólida carreira internacional, com constantes turnês pela Europa e participações em festivais que tem como foco o seu instrumento. Mesmo com essência no vanerão, xote, milonga e chamamé, o instrumental de Borghetti costuma ser rotulado como etnomusic, world music e jazz fusion.

Para acompanhar Borghetti estará a Camerata Porto Alegre, sob a regência do maestro Telmo Jaconi, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e regente da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul. O maestro tem passagens por conservatórios europeus e é uma das referências em música erudita no sul do Brasil. No repertório destaque para “La Na Fronteira”, “Recuerdo”, “Apaysanado”, “Serenata Campeira”, entre outros.

O Projeto Música em Movimento iniciou em 2010 com o objetivo de valorizar a herança cultural regional e proporcionar lazer e cultura às comunidades onde a Souza Cruz possui atuação no Sul do Brasil. Em 2015, a primeira edição aconteceu no mês de maio, em Santa Cruz do Sul (RS), com a apresentação dos irmãos Ramil, Vitor, Kleiton e Kledir, e das Orquestras de Câmara da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que reuniu mais de 2,5 mil pessoas. No dia 13 de novembro a atração chegou ao município de Rio Negro (PR) com Renato Borghetti e Camerata Porto Alegre, que recebeu 2,5 mil pessoas.

Four Comunicação

Outras Notícias