Cultura

Festa da Cebola: Esquadrilha da Fumaça é presença confirmada em Ituporanga

As aeronaves irão abrilhantar a 25ª Expofeira Nacional da Cebola no mês de abril.

Festa da Cebola: Esquadrilha da Fumaça é presença confirmada em Ituporanga Esquadrilha da Fumaça (Foto: Sargento Batista Força Aérea Brasileira)

O mês de abril já está agendado no calendário de muitas pessoas da região e até de cidades vizinhas que se preparam para a 25ª Expofeira Nacional da Cebola. O evento que é tradicional em Ituporanga, vem ano após ano conquistando mais adeptos, pelos shows nacionais, apresentações, exposições e diversas outras atrações que compõem a programação de uma das festas mais comentadas e aguardadas em todo o Alto Vale do Itajaí. Apesar da cebola ser a protagonista da festa, o evento ainda vai contar com uma participação especial. É que as aeronaves da Esquadrilha da Fumaça irão abrilhantar os céus com manobras sobre o Parque Nacional. A demonstração será realizada no dia 4 de abril, (quinta-feira), às 15h30. Neste dia, os portões já estarão abertos desde às 9h horas e com a entrada gratuita.

De acordo com o presidente da Comissão Central Organizadora, Adriano Velho, a apresentação aérea é um verdadeiro espetáculo.

 

“Posso garantir que a presença deles aqui na nossa região, será um sucesso, pois é muito difícil trazer essa equipe até Ituporanga devido a agenda de eventos, mas ter eles aqui no dia em que inicia a Festa da Cebola, é fantástico. Serão 40 minutos de sobrevoos para o público se encantar. Tenho certeza, que as acrobacias que os pilotos realizarem lá no céu, ficaram registradas na memórias de todos nós”, destacou.

 

Já na sexta-feira (5), o público poderá comemorar a volta da etapa de Barretos na região, já que há alguns anos esse evento não fazia parte da programação da festa. Em relação ao retorno desse evento, Adriano explica que a competição será dividida em três dias, sexta, sábado e domingo, onde o campeão desta etapa, já se classificará automaticamente para montar no touro lá em Barretos, na festa que acontecerá no mês de agosto.

 

“Ficamos muito felizes em poder retornar com essa atração, que realmente chama muito a atenção do público, especialmente, os mais tradicionalista e grupos de CTGs. Teremos uma área com muita comodidade, arquibancada que comportará um total de quatro mil telespectadores que irão vibrar, torcer e se encantar com o mundo mágico e empolgante entre o touro e o peão”, contou.

 

Para o público será mais uma apresentação, mas para as companhias do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, o dia será de muita competição, até porque a vitória vai depender da desenvoltura de cada peão durante a montaria. O início das etapas será sempre no fim da tarde, com a presença do locutor que virá diretamente de São Paulo para levar o público a loucura.

Além destas atrações, os organizadores da festa ainda irão promover no domingo (7), um passeio ciclístico. De acordo com o Adriano são esperados cerca de 200 ciclistas.

 

“O pedal está previsto para iniciar às 8h30, com saída na praça da Igreja que fica bem no centro de Ituporanga, com chegada no Parque da Cebola. O passeio é voltado para a família e terá um percurso de nove quilômetros pelas ruas centrais da cidade. Para participar, os aventureiros de plantão deverão realizar a inscrição pelo site riscozeroadventure de forma gratuita, que poderá ser feito até o dia do pedal. Vale ressaltar ainda, que esse encontro não tem limite de idades, todos podem vir e pedalar com a gente. No local, durante todo o trajeto, teremos o apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Ambulância, carros de apoio, teremos todo o suporte necessário para que tudo saia como o planejado. Os 200 primeiros inscritos no pedal irão ganhar medalhas de participação, e ao final do percurso, teremos ainda o sorteio de brindes aos participantes”, adiantou.

 

E já que a festa já está quase batendo na porta, o presidente aproveitou o espaço no Diário do Alto Vale, para convidar a todos para prestigiarem esta festa que é um sucesso na região.

 

“Gostaríamos de estender o convite à toda a população da nossa região e de todo o estado de Santa Catarina, para que compareçam entre os dias 4 e 7 de abril, na 25ª Expofeira Nacional da Cebola. Venham participar desse evento, que terá inúmeras atrações, como o passeio ciclístico, rodeio, festival cultural, apresentação da Esquadrilha da Fumaça e ainda os shows nacionais, que são a cereja do bolo. Te esperamos”, convidou.

 

Por Jéssica Sens

Diário do Alto Vale 

Outras Notícias