Cultura

Feira do Livro de Rio do Sul inicia na segunda-feira, dia 8

A maratona literária e de música, teatro, cinema e contação de história segue até dia 13, no Parque Universitário Unidavi.

Feira do Livro de Rio do Sul inicia na segunda-feira, dia 8 Feira do Livro de Rio do Sul (Foto: Arquivo/Tiago Amado)

 

Na próxima semana, o livro, a leitura e a literatura serão os principais personagens do cenário cultural de Rio do Sul. Na segunda-feira, dia 8, começa a Feira do Livro, com a abertura oficial às 19h, no Parque Universitário Unidavi. O evento terá acesso liberado já às 18h, com a apresentação musical de alunos da Fundação Cultural.

Depois da abertura, tem a homenagem da Câmara de Vereadores ao escritor destaque da região. Este ano, o destaque será o professor e advogado, Victório Ledra, autor de dez livros e que tem também na sua trajetória atuação como juiz do trabalho, desembargador e corregedor. Logo após, será feito o lançamento do site da Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí (projeto contemplado no Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura).

O evento segue até o sábado, 13 de outubro, com entrada gratuita e cerca de 60 atividades, além de estandes institucionais e de comércio de livros. Serão apresentações de música, teatro, cinema, contação de histórias, palestras, atividades de formação e conversas literárias. A programação atende um público variado, em especial o infantil na semana da criança. Cerca de 40 escolas da região já agendaram visita ao evento. Detalhes dos dias e horários no www.feiradolivrorsl.com.

Um autores convidados é o jornalista e escritor Zeca Camargo, que fará o bate-papo de A a Elza, dia 10. Será uma conversa descontraída sobre viagens, música, jornalismo e o próximo livro, a biografia da cantora e compositora Elza Soares. A feira terá ainda a participação dos escritores Maicon Tenfen, Cristiano Moreira, Carlos Henrique Schroeder, Marcelino Freire e Monika Papescu, além de autores regionais, músicos, contadores de história, como Josiane Geroldi e o violeiro Paulo Freire, e grupos de teatro catarinenses. E ainda as atividades em tempo integral: Mostra de Cinema e Quintal do Brincar (Sesc), Livro de Cabeceira e Museu da Madeira.

A Feira do Livro de Rio do Sul é um dos principais eventos literários de Santa Catarina. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal, Fundação Cultural e Biblioteca Pública Municipal Nereu Ramos, com a correalização da Associação da Fundação Cultural de Rio do Sul (Asfuc), Sesc e Bradesco, além do apoio do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), Câmara de Vereadores, Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí e Conselho Municipal de Política Cultural. O evento é integrado às ações do programa Conecta Biblioteca, da Ong Recode e da Caravan Studios, e patrocinado por Bill & Melinda Gates - ação que objetiva o desenvolvimento de bibliotecas e políticas públicas na área.

Feira do Livro de Rio do Sul – 8 a 13 de outubro

Comércio de livros e 60 atividades gratuitas de música, teatro, cinema, contação de histórias, palestras, oficinas e conversas literárias.

Parque Universitário Unidavi

Programação: www.feiradolivrorsl.com

Informações: (47) 3521 7702

 

Por Tiago Amado

Fundação Cultural de Rio do Sul

Outras Notícias