Escritor Ituporanguense é vencedor do Prêmio Nacional Unicred de Literatura

O romance histórico Dinamene foi a obra escolhida para ser premiada

Enviar no WhatsApp
Escritor Ituporanguense é vencedor do Prêmio Nacional Unicred de Literatura

Divulgação/Reprodução

 

A obra Dinamene, de Maicon Tenfen, foi a grande vencedora do Prêmio Nacional Unicred de Literatura de 2022. A cerimônia de premiação está marcada para acontecer em Florianópolis no dia 27 de outubro, às 13h30.

O enredo do livro explora uma lenda envolvendo uma das mais importantes obras da língua portuguesa e da literatura mundial, Os Lusíadas. Assim como na lenda, na obra de Maicon Tenfen o poeta Luiz Vaz de Camões enfrenta um grande dilema após ter que escolher entre salvar a obra de sua vida ou sua amada de um naufrágio. Na lenda, o poeta salvou o seu manuscrito, porém, na história de Maicon Tenfen, Camões decide salvar a bela Dinamene. “A ideia desse livro é fazer essa aproximação entre o oriente e o ocidente, o oriente sendo representado pelos costumes chineses, pelo leque, usado por Dinamene na história, já o ocidente é representado pela poesia, pelo idioma, e esse encontro se dá em uma história de amor conturbada”, conta Tenfen. É com esse final diferente imaginado para a lenda que a obra do escritor catarinense se inicia.

O escritor falou sobre o quão feliz e honrado se sente pela premiação. “Parabenizo e sou muito grato a todos os envolvidos na realização do Prêmio Nacional Unicred de Literatura, pois essas iniciativas estimulam a produção cultural do nosso país”, agradece o autor.

A obra Dinamene também foi aprovada no Programa Nacional do Livro e do Material Didático, o chamado PNLD 2021, que atenderá o Ensino Médio. Os professores do Ensino Médio que desejarem adotar o livro para a realização de projetos de leitura podem solicitar os títulos gratuitamente através do PNLD. É possível que cada estudante tenha o seu exemplar de Dinamene.

Mais informações sobre a obra

No site do grupo editorial Salto Grande estão disponíveis mais detalhes sobre o livro. Basta acessar o link: https://bit.ly/38CLZFA

Outras Notícias

PUBLICIDADE

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo