Cultura

Escola de Atalanta lança livro “Meu Olhar, Minha Cidade”

Escola de Atalanta lança livro “Meu Olhar, Minha Cidade” Fotos: Divulgação

A EEB. Dr. Frederico Rolla, de Atalanta, na última sexta-feira, dia 25, lançou seu sexto livro, intitulado “Meu Olhar, Minha Cidade – Retratos de Atalanta-”. O livro tem a intenção de fazer com que os jovens do município se sintam privilegiados em fazer parte desta comunidade, percebendo-se pertencentes a ela. “A partir de um olhar cuidadoso, os alunos captaram fotos que resgataram o patrimônio histórico-cultural, retratando paisagens e costumes, mostrando o cotidiano típico de uma pequena cidade do interior de Santa Catarina”, ressalta o idealizador e organizador deste projeto, o professor de geografia, Evandro Cristofoloni.

O livro divide-se em cinco temas, englobando as paisagens, a gastronomia e tradição, o trabalho do cotidiano, patrimônio histórico/arquitetônico e o espaço para a fotografia inédita, ou seja, a busca em nossa cidade por uma imagem rara. Junto com as fotografias escolhidas, há as crônicas dos alunos, que, após passarem por uma banca examinadora, foram escolhidas e editadas. No final da obra, poesias produzidas pelos alunos também foram publicadas.

Dor resultado deste belo trabalho, da união de esforços de professores, alunos e direção, nasceu mais um livro de nossa escola. Com ele, os alunos tomaram consciência de que o ensino-aprendizagem acontece em “mão-dupla”, um ir e vir de conhecimentos através do diálogo aberto, lançando um novo olhar para o mundo, levantando hipóteses, analisando e sintetizando ideias, descobrindo e estabelecendo relações, transcendendo ao aqui e agora, vivenciando valores e crenças que promovem a vida.

Diário Alto Vale 

Outras Notícias