Cultura

Cerca de 200 pessoas emprestaram e não devolveram livros da Biblioteca Municipal de Ituporanga

Cerca de 200 pessoas emprestaram e não devolveram livros da Biblioteca Municipal de Ituporanga Assessoria de comunicação da prefeitura de Ituporanga

 

A Administração de Ituporanga, por meio do Departamento de Cultura da Fexponace, investe mensalmente R$ 1 mil para ampliar e manter o acervo da Biblioteca Pública Municipal Dr. Jorge Lacerda de Ituporanga sempre atualizado, mas os usuários vêm sendo prejudicados porque cerca de 200 pessoas emprestaram e não devolveram livros. Alguns foram emprestados em janeiro e nunca retornaram ao local.

De acordo com a gerente de Cultura, Ana Grah, a equipe da biblioteca fez a cobrança e apelo para que as pessoas devolvam os livros, mas mesmo assim um número significativo não foi devolvido. “Tentamos contato com essas pessoas, ligamos tentando reaver esses livros, mas apesar dos pedidos eles não foram devolvidos o que prejudica os outros leitores que não tem mais acesso a essas obras”, afirma.

 Como os livros são um patrimônio público o caso foi enviado a Procuradoria Jurídica do município que elaborou uma notificação que foi encaminhada a esses usuários. “Essa notificação foi advertindo que essa é uma infração passível de multa e que também se caracteriza como crime apropriar-se de livros que são um bem público. Então quem pegou os livros e não fez a devolução pode ser responsabilizado, e no caso das crianças os pais é que respondem”, esclarece o procurador Márcio da Costa.

Em Ituporanga a Biblioteca Pública Municipal Dr. Jorge Lacerda tem mais de 12 mil exemplares à disposição da população. O atendimento no local é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30. As obras são variadas e contemplam desde a literatura (brasileira, americana, francesa), livros em braille e também assuntos mais específicos como psicologia, história, geografia, pedagogia, entre outros materiais. 

Todos os livros podem ser levados para a casa com empréstimos para 15 dias, podendo haver prorrogação. Informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3533 3732.

Outras Notícias