Cultura

Biblioteca Pública Municipal busca incentivar o hábito da leitura nas escolas em Ituporanga

Turmas de 15 a 20 alunos são recepcionadas no espaço para apresentação do acervo literário e também para a confecção de carteirinhas.

Biblioteca Pública Municipal busca incentivar o hábito da leitura nas escolas em Ituporanga Foto: Divulgação / Reprodução

O Departamento da Cultura de Ituporanga têm buscado realizar ações com o objetivo de incentivar o hábito da leitura no município. Nesse sentido a Biblioteca Pública Municipal Dr. Jorge Lacerda tem ficado a disposição das escolas para visitações coletivas dos alunos. As visitas servem para a apresentação do acervo literário e também para a confecção de carteirinhas.

Para visitar a biblioteca, as escolas precisam fazer um agendamento prévio para tornar a experiência mais produtiva. De acordo com a diretora do Departamento Municipal de Cultura Ana Grah, o espaço permite a recepção de grupos de 15 a 20 alunos. “Durante a visita os alunos tem contato com os livros, são realizadas algumas oficinas de leitura e são repassadas também informações sobre como ter acesso aos livros da biblioteca”, comentou.

A biblioteca municipal de Ituporanga conta com mais de 12 mil exemplares a disposição da população e mensalmente a Administração tem adquirido novas obras para ampliar o acervo. “Estamos sempre renovando nosso acervo e buscando ampliar as possibilidades com obras que permitem a inclusão de deficientes intelectuais e sensoriais, como livros em braile, e além do investimento em novos livros, mantendo o acervo sempre atraente para todos os leitores”, comentou.

Segundo a bibliotecária Marissol Bernardo o incentivo a leitura já tem surtido resultado na movimentação da biblioteca. “Entre janeiro e agosto, a biblioteca tivemos o registro de mais 1000 empréstimos, no ano passado, durante todo o ano, não passaram de 400 empréstimos”.

Para facilitar a leitura, todos os livros existentes podem ser levados para a casa com empréstimos para 15 dias, podendo haver prorrogação. Para efetuar o empréstimo é necessário preencher um cadastro e apresentar documento de identificação com foto, - comprovante de residência, autorização assinada pelos pais ou responsáveis para menores de 16 anos, dois contatos telefônicos e - endereço de e-mail.

Agendamentos para visitações das escolas podem ser feitas pelo telefone 3533-3732. Pessoas interessadas em visitar o espaço para realizar pesquisas, fazer leituras ou fazer o empréstimo de alguma obra o atendimento ocorre entre 8h e 12h e das 13h às 17h.

 

Por Assessoria de Comunicação

Administração de Ituporanga

Outras Notícias