2 de junho é o Dia Catarinense da Comunidade Italiana

Enviar no WhatsApp
2 de junho é o Dia Catarinense da Comunidade Italiana

Imagem Ilustrativa (Reprodução Internet)

 

A imigração italiana no Brasil, e especificamente nos estados da região sul como Santa Catarina, inscreve-se em um movimento maior das transformações socioeconômicas ocorridas no continente europeu do século XIX. Uma das regiões atingidas seria o futuro país da Itália. Em paralelo ao processo de unificação nacional, que culminou em 1871, iniciou-se à vinda de imigrantes italianos para diversos países sul-americanos, incluindo o Brasil.

A maior parte dos italianos que chegaram em Santa Catarina eram originários de uma região organizada ao redor da cidade de Trento, ao norte do país; na década de 1830, seria organizada a primeira colônia italiana no estado.

Nomeada como Nova Itália, ela enfrentaria uma série de dificuldades e logo seria abandonada. Entretanto, outras colônias seriam fundadas na região e conseguiriam prosperar. Neste sentido, destacam-se as colônias de Nova Trento, Porto Franco e Brusque.

Outras Notícias

PUBLICIDADE

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo