Agricultura

Vidal Ramos intensifica vacinação contra raiva bovina

Desde março, município aplica dose para combater a doença.

Vidal Ramos intensifica vacinação contra raiva bovina  Imagem Ilustrativa (PMVR / Reprodução / Divulgação)

A Secretaria de Agricultura de Vidal Ramos realiza, desde março, a campanha de vacinação contra raiva e carbúnculo na zona rural do município. O trabalho iniciou na parte baixa, região com alta população de morcego, principal transmissor da doença.

Até o momento, cerca de metade dos bovinos cadastrados em Vidal Ramos foram vacinados. O trabalho é realizado por uma equipe da Secretaria de Agricultura. Segundo o secretário, Almir Schmitz, a única despesa do agricultor é com a vacina. “Para as duas doses, raiva e carbúnculo, são cobrados R$3,00 por cabeça, valor praticado desde 2015. O agricultor agenda o serviço aqui na Secretaria, mantém o gado preso no dia programado e, um funcionário se desloca até a propriedade para a vacinação”, explica.

A vacinação que acontece todos os anos em Vidal Ramos foi intensificada na parte baixa do município. Região com maior registro de morcegos, principal transmissor da doença. “Na parte baixa, praticamente concluímos o trabalho. É a região que mais nos preocupa. Muitas montanhas, cavernas e vegetação alta. Lugar propício para a reprodução do morcego. Estamos trabalhando forte agora na parte alta” disse o secretário.

O trabalho foi intensificado em 2013, quando houve registro da morte de 40 cabeças de gado nas comunidades de Cinema, Fartura, Indaiá e Chapadão do Tigre. Quem ainda não recebeu o serviço, pode agendar pelos telefones (47) 3356-2319 (47) 99988-2148.

Assessoria Prefeitura de Vidal Ramos

Outras Notícias