Agricultura

Secretaria de Planejamento adquire drone para modernização do trabalho

Equipamento vai garantir mais qualidade principalmente no mapeamento georreferenciado em áreas de difícil acesso

Secretaria de Planejamento adquire drone para modernização do trabalho Assessoria de comunicação da prefeitura de Ituporanga

 

O Governo de Ituporanga segue investindo na modernização dos equipamentos para melhorar o serviço prestado à população.  A Secretaria de Planejamento agora passa a utilizar Aeronave Remotamente Pilotada (RPA), mais conhecida como drone, para dar mais celeridade a processos como o de mapeamento georreferenciado. O investimento foi de R$9.130,00.  

O Secretário de Planejamento, Vilmar Schwambach, ressalta que a aquisição do drone integra um conjunto de estratégias e medidas que estão sendo adotadas para a modernização dos trabalhos e vai garantir mais qualidade principalmente no mapeamento georreferenciado em áreas de difícil acesso. "O uso do RPA está consolidado para fins de mapeamento. De forma rápida, esta tecnologia realiza a varredura da área que será mapeada e, e diminui as chances de possíveis erros de medição das coordenadas garantindo melhores resultados, trazendo confiabilidade nas informações levantadas, além de agilizar a obtenção de dados em áreas de grande porte em um curto espaço de tempo", destaca.

Para o prefeito de Ituporanga, Gervásio Maciel, esses investimentos que estão sendo realizado pela Secretaria de Planejamento são estratégicos. “A utilização de drones aliada à tecnologia de Modelagem de Informação da Construção tem revolucionado, cada vez mais, o setor da construção civil e aqui em Ituporanga estamos nos mantendo sempre atualizado e isso faz diferença no serviço prestado”, disse.

O drone adquirido é do tipo Asa Rotativa, Classe 3, do modelo DJI Air 2S. A aeronave já foi cadastrada na ANAC e recebeu a Certidão de Cadastro de Aeronave não Tripulada. O operador, habilitado pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar, será o engenheiro agrimensor e cartógrafo Alexandre Aquino, cadastrado no Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Aeronáutica.

Outras Notícias