Agricultura

Presidente da Câmara de Vereadores de Ituporanga comemora inclusão da cebola na LETEC

Presidente da Câmara de Vereadores de Ituporanga comemora inclusão da cebola na LETEC Vereador Adriano Coelho, Governador Raimundo Colombo e Ministro Blairo Maggi

 

A notícia da inclusão da cebola na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (LETEC), foi comemorada pelo presidente da câmara de vereadores de Ituporanga, Adriano Coelho (PP). Ele ressaltou que o Poder Legislativo não mediu esforços para auxiliar os produtores nessa luta que já vinha se arrastando a muito tempo.

"Estamos muito felizes com a informação que recebemos no final da tarde de hoje que finalmente a cebola passará, a partir do ano que vem, a integrar a lista da LETEC. A Câmara buscou sempre estar ao lodo dos produtores, participando ativamente dos manifestos, da divulgação dos atos e abrindo espaço para que lideranças da classe pudessem se manifestar nesta Casa. Acredito que o esforço de todos tenha sido válido e a partir de agora a cebolicultura, sem dúvida, viverá um novo tempo", comentou Coelho.

No início do mês passado, atendendo convite da Associação dos Produtores de Cebola de Santa Catarina (APROCESC) e da Associação Nacional de Produtores de Cebola (ANACE) Adriano esteve em Brasília, acompanhado dos vereadores, Jaime Sens (PP), Rodolfo Stadnik Filho "Fuck" (PP) e Leandro Heinzen (PSB), onde participou de encontro com Ministros e com membros da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) reivindicando que a cebola fosse incluída na LETEC.

"Naquela oportunidade estivemos lá representados todos os vereadores da Câmara de Ituporanga e ao lado de várias lideranças e de associações, podemos reforçar o pedido da importância da taxação da cebola importada em pelo menos 25%. Felizmente após uma grande expectativa o pedido foi aceito e a espera valeu a pena.", concluiu.

De acordo com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, a cebola será taxada a partir do ano que vem em 25%. No ano de 2019 a taxação passa a ser de 20%, em 2020 de 15% e em 2021 volta a TEC normal.

 

Por Assessoria de Comunicação

Câmara de Vereadores de Ituporanga

Outras Notícias