Agricultura

Prazo para entrega da DITR-2022 encerra nesta sexta (30)

Prazo para entrega da DITR-2022 encerra nesta sexta (30) Imagem: Receita Federal/Reprodução

 

Encerra nesta sexta-feira (30), o prazo para entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR-2022). Mais de 4,6 milhões de contribuintes já enviaram o documento à Receita Federal. A expectativa do órgão é de receber até 5,9 milhões de declarações até o fim do prazo, que encerra às 23h59 do dia 30 de setembro, horário de Brasília.

Pessoas e empresas que são proprietárias, titulares do domínio útil ou possuidoras de qualquer título de imóvel rural estão obrigadas a apresentar a DITR. O contribuinte deve elaborar a declaração por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponível na página da Receita Federal e transmiti-lá pela internet.

O valor do imposto pode ser pago em até quatro quotas iguais, mensais e sucessivas, sendo que nenhuma quota pode ter valor inferior a R$ 50. Imposto de valor inferior a R$ 100 deve ser pago em quota única, e a quota única ou a primeira deve ser paga até o último dia do prazo para a apresentação da DITR.

 

Penalidades

Quem não apresentar a declaração no prazo está sujeito a multa de 1% ao mês ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido.

 

Com informações da Agência Brasil

 

 

Outras Notícias