Agricultura

Embalagens de agrotóxicos são recolhidas em Vidal Ramos

Ação superou as expectativas com o recolhimento de 37.700 recipientes em todas as áreas do município.

Embalagens de agrotóxicos são recolhidas em Vidal Ramos Recolhimento de embalagens de agrotóxicos (Fotos: PMVR/Divulgação)

As áreas rurais de Vidal Ramos passaram por uma limpeza geral. Para reforçar os cuidados que o agricultor deve ter com sua saúde e o meio ambiente, as Secretarias de Turismo e Meio Ambiente e Agricultura realizou a campanha Descarte no Lugar Certo, que teve como objetivo o recolhimento das embalagens de agrotóxicos de todas as propriedades do município.

De acordo com a secretária de Turismo e Meio Ambiente, Camila Barni, a campanha percorreu o município nos dias 25 e 30 de maio. A ação foi considerada positiva, já que em comparação com 2015, o recolhimento das embalagens cresceu significativamente. “Há dois anos tivemos 200 agricultores atendidos com 20 mil embalagens recolhidas. Nesse ano o número cresceu, para 217 e o recolhimento de 37.700 embalagens”.

A secretária explica ainda que todas as embalagens recolhidas na campanha serão destinadas para a Associação das Agropecuárias da Bacia do Rio Itajaí, a AABRI. Lá, todo material passará pelos processos necessários para que tenham o descarte correto. “Nosso objetivo é retirar essas embalagens vazias da área rural do nosso município e assim, reduzir a contaminação e a poluição do meio ambiente, garantindo a destinação correta dessas embalagens. Trabalho que só foi possível com as parcerias com a Secretaria de Agricultura e as agropecuárias da cidade”.

Lixo eletrônico também será recolhido

Tão importante quanto retirar os recipientes agrotóxicos das propriedades, é dar a destinação correta para o lixo eletrônico. Por isso, a Secretaria do Meio Ambiente também está realizando uma ação para o recolhimento desses materiais.

No dia 5 de junho todo o lixo eletrônico que a população tiver em casa, pode ser entregue no local de coleta, que ficará em frente a Prefeitura Municipal de Vidal Ramos. Podem ser descartados televisores, celulares, baterias, computadores, cartuchos, pilhas.

Assessoria Prefeitura de Vidal Ramos

Outras Notícias