Agricultura

Dia de Campo em Ituporanga apresenta tecnologias para produção de cebola e hortaliças

Dia de Campo em Ituporanga apresenta tecnologias para produção de cebola e hortaliças Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 

A Estação Experimental da Epagri em Ituporanga (EEItu) apresenta as novas tecnologias desenvolvidas para cebola e outras hortaliças, durante Dias de Campo que acontecem em 17 e 18 de outubro (quarta e quinta-feira), sempre a partir das 13h30min. O público-alvo é formado técnicos, produtores e lideranças do setor. Eles terão a oportunidade de conhecer o que há de mais moderno para essas cadeias produtivas, desenvolvido pelos pesquisadores da Epagri.

A cebola brilha sozinha na quarta-feira, 17. Os visitantes vão conhecer nas seis estações do evento os cultivares já lançados pela Epagri e os que serão lançados nos próximos anos. “Estes novos cultivares apresentam maior tolerância às principais doenças foliares e possuem as demais características semelhantes aos cultivares existentes”, explica Claudinei Kurtz, gerente da EEItu. 

Na área de fitossanidade serão a apresentados trabalhos sobre eficiência de produtos utilizados no manejo da principal doença da cebola, o míldio, e da principal praga da cultura, o tripes. Também serão apresentados trabalhos sobre o superadensamento de cebola em sistemas de fertirrigação e convencional. Os produtores ainda vão conhecer cultivos experimentais manejados com pó de rocha e composto orgânico, além do manejo da adubação e nutrição da cultura da cebola.

No dia 18 a ênfase é no cultivo de outras hortaliças, especialmente morango, batata-doce, couve-flor e brócolis. Tecnologias para cultivo do morangueiro e resposta de diferentes cultivares da planta no sistema semi-hidropônico estão entre os temas abordados. Também estarão sendo discutidos a adaptabilidade de cultivares e manejo fitossanitário de brócolis e couve-flor para o Alto Vale do Itajaí. Em batata-doce, os produtores vão conhecer os principais cultivares disponíveis e com potencial de lançamento. A cebola também será abordada neste dia, em uma unidade de referência tecnológica. Caldas de baixo impacto ambiental para cultivos em sistema orgânico e integrado também serão temas de uma das cinco estações do Dia de Campo.

“Com este evento a Epagri busca disponibilizar tecnologias que promovam aumento de produtividade, que reduzam o custo de produção pela utilização racional dos insumos e que estimulem a produção sustentável, de modo a oferecer aos mercados produtos seguros e de melhor qualidade”, definir Kurtz. Quem quiser participar dos Dias de Campo pode se inscrever em qualquer escritório da Epagri ou simplesmente comparecer nos dias e horários dos eventos. 

 

Por Assessoria de Imprensa

Outras Notícias