Agricultura

Cozinheiras e agricultores se unem para promover novos sabores na alimentação escolar de Vidal Ramos

Cozinheiras e agricultores se unem para promover novos sabores na alimentação escolar de Vidal Ramos Fotos: Epagri / Divulgação / Reprodução

As cozinheiras de escolas municipais de Vidal Ramos, no Alto Vale do Itajaí, foram a campo conhecer como é a produção dos alimentos pela agricultura familiar servidos aos alunos da rede pública. Essa atividade, juntamente com um curso de boas práticas na manipulação, ocorridos em fevereiro, tem como objetivo melhorar a qualidade da alimentação escolar, trazendo alimentos mais seguros e saudáveis para as crianças. Essa ação é uma parceria entre Epagri e secretarias municipais de educação e de agricultura.

No dia 1 de fevereiro as merendeiras visitaram a propriedade da família Schäffer e lá puderam ver a produção de hortaliças no sistema agroflorestal, tirar dúvidas e colher, além das hortaliças, algumas plantas alimentícias não convencionais (Panc) que foram servidas no almoço para o grupo. O cardápio foi feijão com legumes, ora-pro-nóbis, bertalha, rizoto de frango com quiabo, folhas de cenoura e beterraba, salada de repolho e rúcula e purê de taiá. Nesse mesmo dia o grupo visitou a propriedade da família Raimundo, onde conheceram como são produzidas as frutas e verduras no sistema orgânico.

No dia 2 de fevereiro elas participarem de um curso de boas práticas na manipulação de alimentos, ministrado pelo extensonsita rural da Epagri em Vidal Ramos, Otavio Fernando Zimmermann, e pela nutricionista da prefeitura, Júlia Maria dos Anjos. “A parceria da Epagri nesse projeto é muito importante. Nossas merendeiras estão muito bem preparadas e motivadas para mais um ano letivo”, diz Júlia.

 

 

Otavio reforça que fornecimento de alimentos de qualidade para as crianças da rede municipal passa pelo comprometimento e seriedade desde o campo até o prato dos pequenos. “Trabalhar de forma integrada e aproximando os produtores dos manipuladores de alimentos é fundamental para uma alimentação cada vez mais segura e saudável. A parceria entre toda a equipe municipal, o poder público e os agricultores é imprescindível e todos juntos buscam sempre o melhor para os grandes interessados que são as nossas crianças”, diz o extensionista da Epagri.

 

Por Epagri

Outras Notícias