Agricultura

Cidade de Presidente Getúlio foi atingida por microexplosão

Rajadas de vento passaram de 150 quilômetros por hora. Um galpão desabou e casas ficaram destelhadas.

Cidade de Presidente Getúlio foi atingida por microexplosão Divulgação

Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), órgão que monitora as condições meteorológicas de Santa Catarina, confirmou que Presidente Getúlio, no Vale do Itajaí, registrou a passagem de uma microexplosão na tarde de terça-feira (12). A prefeitura ainda está fazendo o levantamento dos estragos e deve decretar situação de emergência.

As rajadas de vento passaram de 150 quilômetros por hora. Na cidade, um galpão desabou, várias casas ficaram destelhadas, deixando moradores desalojados. Muitas árvores caíram e bloquearam estradas total ou parcialmente.

Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, da Central NSC de Meteorologia, uma microexplosão é uma forte rajada de vento da base da nuvem em direção ao solo. Com isso, a destruição ocorre como em uma linha reta, com tombamento de árvores.

Os fenômenos em poucos minutos se intensificam e se desfazem, causando grandes estragos e atingindo uma área muito restrita, como bairros dentro de um município.

O vento forte em Presidente Getúlio ocorreu por volta das 16h. Houve destelhamentos nos bairros Pinheiro e Niterói.

Na localidade de Serra Vencida, ainda no município, os eucaliptos da Estrada Geral foram derrubados e bloquearam o percurso que dá acesso à localidade de Mirador e ao município de Rio do Sul.

Outras Notícias