Agricultura

Campanha contra maus-tratos a animais e conscientização sobre posse responsável será realizada em Ituporanga

Campanha contra maus-tratos a animais e conscientização sobre posse responsável será realizada em Ituporanga Foto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Ituporanga

Pensando em diminuir o número de animais abandonados na cidade e também conscientizar sobre a posse responsável a Administração de Ituporanga, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, vai lançar neste mês uma campanha educativa voltada especialmente as crianças.

Serão ministradas palestras em todas as escolas do município com a finalidade de orientar os estudantes sobre o que diz a legislação que trata de maus-tratos. A lei número 14.064/2020 estabelece as condutas que são consideradas crime e prevê detenção de dois a cinco anos, perda da guarda do animal e multa, além do aumento de um sexto a um terço da pena em caso de morte do animal. 

De acordo com a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Sandra Bezerra Loffi Petry, alguns profissionais vão repassar às crianças informações sobre a responsabilidade de ter um animal,conscientizando de que para ser o tutor de pet é necessário zelar pelo seu bem estar garantindo que ele tenha saúde, tranquilidade e o necessário para ser feliz.

Castração de animais de rua

Atualmente o município já tem garantido a castração de animais de rua e o procedimento é realizado semanalmente em uma clínica veterinária credenciada. Ao todo já foram castrados 99 animais desde fevereiro, um investimento de mais de R$ 20 mil, mas o problema de procriação persiste já que muitos tutores não castram seus animais e deixam que fiquem soltos pela rua. “Ao todo vamos investir mais de R$ 102 mil em castração e estamos implementando as próximas etapas que são a criação do Conselho de Bem Estar Animal que já está sendo estruturado.  Lembramos que a causa animal é uma questão de saúde pública e é dever do poder público desenvolver políticas voltadas a essa área, mas todos precisam fazer sua parte para que possamos ter um resultado mais positivo”, finaliza a secretária.

Outras Notícias