Agricultura

Aprovada a Política Estadual de Incentivo ao Consumo de Carne Suína

A proposta de autoria do deputado estadual José Milton Scheffer (PP) foi aprovada nesta quarta-feira (7) na Assembleia Legislativa

Aprovada a Política Estadual de Incentivo ao Consumo de Carne Suína Divulgação/Reprodução Site Saboravida

 

 

O projeto de lei que Institui a Política de Incentivo ao Consumo de Carne Suína do Estado de Santa Catarina foi aprovado nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa. A proposta, de autoria do deputado estadual José Milton Scheffer (PP) e subscrita pelos oito parlamentares membros da Comissão de Agricultura e Política Rural, agora vai para a sanção do governador Carlos Moisés. 

O projeto estava em debate desde abril deste ano, após um alerta do setor da suinocultura independente sobre a grave crise causada pelo excesso de produção e pelo agravamento da situação econômica do país e também mundial. Segundo a Associação Catarinense de Criadores de Suínos,mais de mil suinocultores independentes foram afetados pelo aumento dos insumos, dos combustíveis e pelo excesso de produção.

O projeto elenca uma série de ações como o incentivo ao consumo de carne suína produzida no Estado, valorização do trabalho dos suinocultores, desenvolvimento de arranjos produtivos, apoio técnico e operacional aos suinocultores, pesquisa e estudos técnicos para dar suporte ao desenvolvimento da produção, disponibilização de recursos financeiros (linhas de crédito e redução de impostos) e estímulo e inclusão do consumo da proteína suína nas escolas, entre outros pontos. 

Conforme Zé Milton, Santa Catarina é o maior produtor de carne suína no país, mas nos últimos 10 anos o setor, especialmente os suinocultores independentes, vem sofrendo com falta de sustentabilidade, chegando numa situação limite. Por isso, defende ações de estímulo para que a carne suína mais presente nas mesas dos catarinenses. “A carne suína é hoje uma proteína muito mais saudável e barata, chegando até a custar 50% do valor da carne bovina. Ainda há muitos mitos e uma grande ação de esclarecimento e incentivo vai ajudar a mudar hábitos de consumo em nosso estado, contribuindo também para manter saudável uma importante cadeia produtiva responsável por milhares de empregos”, finaliza Zé Milton.

Outras Notícias