Aprovada a Política Estadual de Incentivo ao Consumo de Carne Suína

A proposta de autoria do deputado estadual José Milton Scheffer (PP) foi aprovada nesta quarta-feira (7) na Assembleia Legislativa

Enviar no WhatsApp
Aprovada a Política Estadual de Incentivo ao Consumo de Carne Suína

Divulgação/Reprodução Site Saboravida

 

 

O projeto de lei que Institui a Política de Incentivo ao Consumo de Carne Suína do Estado de Santa Catarina foi aprovado nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa. A proposta, de autoria do deputado estadual José Milton Scheffer (PP) e subscrita pelos oito parlamentares membros da Comissão de Agricultura e Política Rural, agora vai para a sanção do governador Carlos Moisés. 

O projeto estava em debate desde abril deste ano, após um alerta do setor da suinocultura independente sobre a grave crise causada pelo excesso de produção e pelo agravamento da situação econômica do país e também mundial. Segundo a Associação Catarinense de Criadores de Suínos,mais de mil suinocultores independentes foram afetados pelo aumento dos insumos, dos combustíveis e pelo excesso de produção.

O projeto elenca uma série de ações como o incentivo ao consumo de carne suína produzida no Estado, valorização do trabalho dos suinocultores, desenvolvimento de arranjos produtivos, apoio técnico e operacional aos suinocultores, pesquisa e estudos técnicos para dar suporte ao desenvolvimento da produção, disponibilização de recursos financeiros (linhas de crédito e redução de impostos) e estímulo e inclusão do consumo da proteína suína nas escolas, entre outros pontos. 

Conforme Zé Milton, Santa Catarina é o maior produtor de carne suína no país, mas nos últimos 10 anos o setor, especialmente os suinocultores independentes, vem sofrendo com falta de sustentabilidade, chegando numa situação limite. Por isso, defende ações de estímulo para que a carne suína mais presente nas mesas dos catarinenses. “A carne suína é hoje uma proteína muito mais saudável e barata, chegando até a custar 50% do valor da carne bovina. Ainda há muitos mitos e uma grande ação de esclarecimento e incentivo vai ajudar a mudar hábitos de consumo em nosso estado, contribuindo também para manter saudável uma importante cadeia produtiva responsável por milhares de empregos”, finaliza Zé Milton.

Outras Notícias

PUBLICIDADE

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo